Micro e pequenos empreendedores penam para conseguir crédito

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Pesquisas apontam crescimento da demanda e dificuldades em burocracia e exigências que impedem o acesso ao crédito por micro e pequenos empresários. A antecipação de recebíveis vira uma opção

Da Redação

Foto: Marcello Casal JR; Agência Brasil

O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian de 2021 mostra que as empresas brasileiras buscaram mais empréstimos no ano passado. O aumento acumulado foi de 20,6% em comparação com 2020, a maior alta de toda a série histórica do índice, iniciada em 2018.

Mas os micro e pequenos empreendedores tiveram muitas dificuldades de obter crédito diante das exigências e burocracias das instituições financeiras. Pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, revelou que 86% dos pedidos de empréstimo por empresas, entre abril e maio de 2020, foram negados. 

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis, que permite receber com antecedência – como o próprio nome sugere – duplicatas de venda a prazo e vendas parceladas no cartão de crédito, por exemplo, ainda não é muito divulgada. Mas é uma opção ágil para quem precisa de dinheiro em caixa e oferece taxas mais baixas porque praticamente não tem risco de inadimplência para a instituição financeira.

 Com a possibilidade de adiantar um recebível, o empresário também amplia as suas margens de negociação e cria condições mais favoráveis para captar clientes ou aumentar as vendas, no caso de comércios.

“Muitas vezes as pessoas ficam presas às ofertas dos grandes bancos e esquecem da antecipação de recebíveis, que também pode ser uma alternativa a financiamentos e empréstimos com taxas abusivas”, explica Maggioli.

A QFlash oferece uma plataforma para atender clientes de diferentes segmentos da economia pelo site.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias