Micro e pequenos empreendedores penam para conseguir crédito

Pesquisas apontam crescimento da demanda e dificuldades em burocracia e exigências que impedem o acesso ao crédito por micro e pequenos empresários. A antecipação de recebíveis vira uma opção Da Redação O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian de 2021 mostra que as empresas brasileiras buscaram mais empréstimos no ano passado. […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Pesquisas apontam crescimento da demanda e dificuldades em burocracia e exigências que impedem o acesso ao crédito por micro e pequenos empresários. A antecipação de recebíveis vira uma opção

Da Redação

- Publicidade -
Foto: Marcello Casal JR; Agência Brasil

O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian de 2021 mostra que as empresas brasileiras buscaram mais empréstimos no ano passado. O aumento acumulado foi de 20,6% em comparação com 2020, a maior alta de toda a série histórica do índice, iniciada em 2018.

Mas os micro e pequenos empreendedores tiveram muitas dificuldades de obter crédito diante das exigências e burocracias das instituições financeiras. Pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, revelou que 86% dos pedidos de empréstimo por empresas, entre abril e maio de 2020, foram negados. 

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis, que permite receber com antecedência – como o próprio nome sugere – duplicatas de venda a prazo e vendas parceladas no cartão de crédito, por exemplo, ainda não é muito divulgada. Mas é uma opção ágil para quem precisa de dinheiro em caixa e oferece taxas mais baixas porque praticamente não tem risco de inadimplência para a instituição financeira.

- Publicidade -

 Com a possibilidade de adiantar um recebível, o empresário também amplia as suas margens de negociação e cria condições mais favoráveis para captar clientes ou aumentar as vendas, no caso de comércios.

“Muitas vezes as pessoas ficam presas às ofertas dos grandes bancos e esquecem da antecipação de recebíveis, que também pode ser uma alternativa a financiamentos e empréstimos com taxas abusivas”, explica Maggioli.

A QFlash oferece uma plataforma para atender clientes de diferentes segmentos da economia pelo site.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -