Ao mesmo tempo em que ultrapassa a barreira das 250 lojas no Nordeste, o Grupo Mateus (MA) ajusta sua estratégia para se concentrar exclusivamente no seu core business – varejo, atacarejo e eletro – seguindo o exemplo dos grandes concorrentes que se desfizeram dos imóveis onde funcionam suas unidades.
Um primeiro passo nesta direção foi a venda de cinco lojas na Paraíba, Pernambuco e Sergipe para a gestora TRX e a operadora BRL, responsáveis pelo fundo de investimentos imobiliários TRXF11. Este “fundo de tijolo” – um dos maiores do segmento no Brasil – é especializado em gerar renda para os cotistas por meio do aluguel de imóveis urbanos para grandes companhias.
Na Paraíba, o contrato assinado envolve a aquisição, pelo fundo, de duas lojas nas cidades de Guabira e Patos. Os imóveis serão locados para a varejista, em operação do tipo “sale and sease back”, ou “compra e loca de volta” em tradução livre.
Integram o mesmo contrato três operações de “built to suit” – construção sob medida – que envolve aquisição do terreno, desenvolvimento imobiliário e construção de três imóveis – dois em Caruaru (PE), a 130 km do Recife, e um na capital sergipana, Aracajú.
Essas unidades também serão locadas de volta para abrigar operações do grupo. Os contratos de locação terão duração de 20 anos.
Grupo Mateus vai receber R$ 234,7 milhões
O valor total do negócio é estimado inicialmente R$ 234,7 milhões que vão contribuir para capitalizar o Grupo Mateus num momento de expansão agressiva da empresa fundada pelo ex-garimpeiro de Serra Pelada Ilson Mateus Rodrigues.
O montante ainda poderá ser ajustado para mais ou para menos durante as diligências jurídico-imobiliárias (due diligence) que serão realizadas. O preço final servirá de base para definição do valor dos aluguéis que serão pagos pelo Mateus.
Atualmente, o Grupo Mateus, presente em 112 cidades de nove estados do Norte e Nordeste, conta com 257 lojas em operação, divididas entre 73 lojas de varejo, 77 atacarejos e 105 eletros.
O Maranhão concentra a maior parte das unidades (133), seguido pelo Pará (74), Piauí (12), Ceará (11), Paraíba (8), Bahia e Pernambuco (7 operações cada), Alagoas (4) e Sergipe (2). Considerando as capitais nordestinas, a única em que o grupo ainda não tem atuação é Natal (RN).
Grupo Mateus já é o 3º no ranking nacional
Crescendo no vácuo das grandes redes que desapareceram – como o Grupo BIG, da Walmart – ou encolheram (como o Carrefour), o grupo subiu recentemente para a terceira posição no ranking varejista do Brasil e mantém uma velocidade de expansão impressionante. Apenas em 2023, foram inauguradas 28 lojas.
Ótimo negócio para o fundo TRXF11
A transação com o Mateus foi um excelente negócio para o TRXF11. O fundo passará a ter um mix ainda mais diversificado de inquilinos, mantendo no entanto a alta qualidade de crédito e do portfólio imobiliário. Além disso, o TRXF11 passará a ser proprietário de uma área de terreno na casa de 1 milhão de m².
O Nordeste também vai mudar de patamar nos negócios do fundo, pois Pernambuco passará a ser o estado com a segunda maior participação na receita, atrás apenas de São Paulo.
TRXF11 avança em áreas adensadas
A transação com o Grupo Mateus está alinhado à estratégia do TRXF11 de ter um portfólio com ativos localizados em regiões de grande adensamento urbano, locados para empresas de grande porte, principalmente por meio de contratos atípicos, com longos períodos.
Uma das principais características desse tipo de acordo é justamente ser de longo prazo e contar com penalidade por rescisão antecipada equivalente ao saldo devedor integral do contrato de locação, o que garante que os valores acordados pelos aluguéis serão recebidos integralmente pelo fundo.
As condições contratuais também determinam a impossibilidade, pelo locatário, de entrar com ação revisional de aluguel durante o prazo de vigência inicial, e a utilização de fiança como modalidade de garantia locatícia.
Quem é o TRXF11?
O fundo imobiliário híbrido TRXF11 – listado na bolsa de valores desde janeiro de 2020 – ultrapassou recentemente os 100 mil cotistas e dá um salto importante por meio do acordo com o Grupo Mateus. Com este contrato, o fundo passa a ter 56 imóveis em 13 estados, localizados em grandes centros urbanos e alugados para gigantes do varejo e atacarejo – como Assaí, Pão de Açúcar, Extra, Carrefour – e da construção e reforma, a exemplo da Obramax e Leroy Merlin.
Leia mais sobre Grupo Mateus
Grupo Mateus inaugura três lojas em Recife e Olinda nesta quinta-feira (19)
Grupo Mateus chega ao Recife e prevê a criação de 2,5 mil empregos diretos