Em PE, varejo prevê aumento de vendas da Black Friday e das festividades de final de ano

Os dados são da Fecomércio-PE, que ouviu consumidores e comércio sobre as expectativas para as campanhas mais esperadas do ano pelo varejo
Varejo busca recuperar perdas acumuladas durante o ano com a queda de vendas em 4,9% em relação a 2021. / Foto: Pixabay

A Fecomércio-PE divulgou os resultados da pesquisa ‘Sondagem de Opinião do Fim de Ano 2022’ – um levantamento que aponta as intenções de compras entre os consumidores para o período de final de ano e ainda a expectativa do comércio varejista para as campanhas de vendas da Black Friday, natal e réveillon.

A sondagem apontou que o comércio espera um crescimento de 17,3% nas vendas referentes à Black Friday e de 19,6% no período das festas de fim de ano. A expectativa é otimista, já que o varejo do estado amarga uma queda de 4,9% no volume de vendas acumuladas este ano, até setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado.

- Publicidade -

Já entre os consumidores, 54,3% dos pesquisados se programam para fazer compras na Black Friday – uma redução em relação aos resultados desta mesma sondagem no ano passado, quando 58,2% diziam planejar compras na Black Friday.

Com relação às festividades de final de ano, 69,9% dos consumidores afirmaram que farão compras com o intuito de celebrar tanto o Natal quanto o Réveillon. E 11,9% disseram que não pretendem comemorar nenhum dos eventos. Destes, 16,1% tem renda familiar de até dois salários mínimos, 10,9% ganham entre dois e cinco salários mínimos e 8,4%, cinco ou mais salários mínimos.

Empregabilidade

- Publicidade -

Ainda de acordo com os dados coletados pela Fecomércio-PE, 23,6% dos estabelecimentos do varejo planeja contratar trabalhadores temporários para a Black Friday e 36% pretendem fazê-lo no período do natal e réveillon.

A pesquisa foi feita entre os dias 03 e 09 de outubro, ouviu 1.000 consumidores (sendo homens e mulheres, com idades a partir de 18 anos e renda mensal familiar a partir de 1 salário mínimo) e 400 estabelecimentos dos setores do varejo e alimentação, na RMR, agreste e sertão.

Leia também: CNC projeta alta para o comércio durante Copa do Mundo de 7,9% com relação ao mundial de 2018

* com informações da Fecomércio-PE

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -