ApexBrasil e Fecomércio-PE criam núcleo de fomento às exportações de PE e AL

Por Juliana Albuquerque A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, inauguram, nesta quinta (2), na sede do Senac na capital pernambucana, o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), com atuação conjunta em Pernambuco e em Alagoas.  A parceria entre as duas instituições conta com aporte […]

Por Juliana Albuquerque

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, inauguram, nesta quinta (2), na sede do Senac na capital pernambucana, o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), com atuação conjunta em Pernambuco e em Alagoas.  A parceria entre as duas instituições conta com aporte de R$ 1,5 milhão e juntas atuarão na qualificação de 175 empresas dos dois estados nordestinos para a exportação dos seus produtos e serviços de forma planejada e segura. 

- Publicidade -

A iniciativa tem como principal benefício para a região o fortalecimento de sua economia, como destaca o diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza.

“A preparação para atuar na exportação traz ganho de competitividade no mercado interno e externo. O PEIEX proporciona para empresas o aprimoramento da competitividade, com foco em atuação no mercado Internacional. Assim, ele fortalece a economia e contribui, inclusive, para a geração de empregos”, diz.

A parceria é vista de forma positiva por ambas as instituições, uma vez que o Senac-PE consolida diálogo e atendimento às necessidades dos sistemas produtivos locais.

- Publicidade -

“Promover o desenvolvimento e o fortalecimento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco é nossa razão de existir, é a missão do Sistema. Nesse sentido, a exportação é um importante e grande passo para qualquer empresa. Significa não só ampliar mercados, mas consolidar um trabalho de sucesso. Seremos os parceiros que estas empresas precisam para ganhar o mundo”, reforça o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto.

Com sede no Recife e em Maceió, o núcleo do PEIEX tem como meta inicial qualificar 175 empresas para exportação. Desse total, a expectativa é qualificar 150 empresas de Pernambuco e 25 empresas de Alagoas. No Recife, a ideia é que pelo menos 50 empreendimentos participantes do programa sejam, obrigatoriamente, de serviços, sendo os demais produtores de bens e demais segmentos.

“Os atendimentos acontecerão nos locais pactuados com os empresários. Podem ser remotos, diretamente nas empresas ou nas dependências do Senac Pernambuco ou Alagoas”, complementa Fiuza.

Inscrições

As inscrições para o cadastro das empresas interessadas em participar do PEIEX Pernambuco e Alagoas 2021-2023 pode ser realizado por meio de formulário on-line. Após a realização do cadastro, os técnicos do projeto entrarão em contato para selecionar as empresas que têm potencial de implementar a exportação nas suas atividades e, em seguida, dar início aos trabalhos. A qualificação terá duração que varia de três a seis meses, a depender da disponibilidade do empresário.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -