Presidente enviará PEC de combustíveis para o Congresso

Da redação com Agência Brasil  O presidente Jair Bolsonaro vai enviar, nesta semana, uma proposta de emenda constitucional (PEC) ao Congresso Nacional para zerar o imposto federal que incide sobre o diesel. O presidente entende que a medida é necessária para que o corte seja realizado sem indicar uma fonte de recurso para compensar a […]

Da redação com Agência Brasil

 O presidente Jair Bolsonaro vai enviar, nesta semana, uma proposta de emenda constitucional (PEC) ao Congresso Nacional para zerar o imposto federal que incide sobre o diesel.

- Publicidade -

O presidente entende que a medida é necessária para que o corte seja realizado sem indicar uma fonte de recurso para compensar a perda na arrecadação dos impostos.

A proposta é discutida como uma das medidas para conter o aumento dos combustíveis. Pela legislação fiscal, uma fonte compensatória deve ser indicada pelo governo no caso de renúncia de receitas.

“Nós vamos entrar com uma PEC na semana que vem pedindo ao Congresso que me dê autorização para zerar o imposto de diesel sem fonte compensadora”, afirmou.

- Publicidade -

Na semana passada, o presidente anunciou a PEC para conter o preço dos combustíveis. Desde então, a discussão está em torno do alcance da medida.

Combustível vira ponto sensível entre governadores e governo federal/Foto: Marcello Casal JR/ABR

Embora o texto da emenda não tenha sido divulgado, os alvos da redução seriam os tributos federais que compõem o preço dos combustíveis. Contudo, os impostos estaduais e o valor cobrado pela Petrobras continuariam no preço final.

Na semana passada, os governadores decidiram prorrogar por 60 dias o congelamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que se encerraria em 31 de janeiro.

Em nota, 20 dos 27 chefes de Executivos estaduais, eles cobraram do governo Jair Bolsonaro (PL) a mudança na política de paridade internacional nos preços dos combustíveis, praticada pela Petrobras.

A nota atribui a necessidade de prorrogação ao “fim da observação do consenso e a concomitante atualização da base de cálculo dos preços dos combustíveis, atualmente lastreada no valor internacional do barril de petróleo”.

Diz ainda que essa decisão será tomada “até que soluções estruturais para a estabilização dos preços desses insumos sejam estabelecidas”.

O presidente atribui a culpa maior aos estados, responsáveis pela cobrança do ICMS, enquanto os governadores dizem que o problema está na política de repasse de preços internacionais do petróleo.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -