Investimentos bilionários fortalecem economia do Nordeste

A chegada de mais uma montadora no Nordeste provoca um impacto fantástico sobre a economia regional.
Stellantis
Stellantis: investimentos bilionário surpreende/Foto: divulgação

Várias notícias relevantes ao longo desta semana sinalizam um cenário promissor para a economia regional. Ontem, a Stellantis anunciou o maior investimento já feito por uma montadora no Brasil e na América Latina: R$ 30 bilhões de reais. Parte destes recursos irá para a fábrica de Betim (MG) e outra parte virá para o polo de Goiana, em Pernambuco. Os detalhes desse aporte conheceremos em breve. Mas já se sabe que, entre outras coisas, a Stellantis investe para desenvolver tecnologia própria de eletrificação/hibridização, batizada de Byo-hybrid, além de 40 novos produtos.

A cada cinco anos, a montadora franco-ítalo-americana anuncia um novo ciclo de investimentos e este surpreendeu pelo volume.

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Um dia antes, na terça-feira, foi a vez da BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, anunciar o início da construção de sua unidade em Camaçari, na Bahia, com investimentos de R$ 3 bilhões.

A chegada de mais uma montadora no Nordeste provoca um impacto fantástico sobre a economia regional. Assim como a Stellantis faz em Pernambuco, a BYD perseguirá uma meta de nacionalização de componentes para seus veículos. Isso significa que ambas montadoras estarão atuando nos próximos anos para atrair mais empresas para seus parques fabris.

Reflexo na economia

A BYD vai gerar 10 mil empregos. A Stellantis já gera quase 15 mil postos de trabalho em seu complexo pernambucano. E o cenário é de expansão. Além de abrir mais vagas, elas contribuem com mais investimentos, impostos e dinheiro circulando na economia local. Um efeito em cascata que traz benefícios para diversos setores econômicos.

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Mas, sobretudo, esses investimentos contribuem para equilibrar a industrialização entre regiões brasileiras e mostra o potencial que tem o Nordeste. Para montadoras que apostam nos carros híbridos a etanol, como é o caso da Stellantis, a região tem muito a oferecer. E muito a ganhar também.

Boas notícias no Nordeste

Boas notícias também chegaram de Suape, onde o Grupo Dislub Equador vai dar início à operação de abastecimento de navios com óleo bunker, um mercado antes dominado – e mal servido – pela Petrobras.  A operação fortalece Suape como porto concentrador de cargas.

Suape
Boas notícias vindas também de Suape/Foto: foto divulgação

A administração de Suape participou da 28ª Intermodal South America, importante evento de logística. Lá, além de assinar contrato com a Dislub, o presidente de Suape, Marcio Guiot, comunicou a disponibilidade de três lotes destinados à construção de novos berços e instalação de novos terminais de granéis líquidos.

Márcio Guiot também assinou contrato com a Infra S.A. – empresa pública federal com foco na prestação de serviços de planejamento de longo prazo – para desenvolver estudos para a expansão do porto nestes lotes.

Norcoast

Ainda na Intermodal, o CEO da Norcoast, Gustavo Paschoa, recebeu em seu estande a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A Norcoast é o novo player no mercado de navegação de cabotagem, que há 20 anos não via uma nova empresa atuar.

Aftosa

Já m Alagoas, o governo de Paulo Dantas se mobiliza para elevar o status do estado no combate à febre aftosa, com o lançamento de um plano para conquistar a condição de zona livre de aftosa sem vacinação, algo que Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí também estão perseguindo.

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