O Porto de Suape iniciou o ano com bom desempenho. No 1º bimestre de 2023, registoru crescimento de 10% na movimentação de cargas sobre o mesmo período do ano passado, movimentado 4 milhões de toneladas. O porto movimentou 24,7 milhões de toneladas em 2022 e é o quinto em volume de cargas no país.
Nos primeiros meses de 2023 ocorreram 253 atracações, 10% a mais do que em janeiro e fevereiro de 2022. A movimentação de granéis líquidos (derivados de petróleo) subiu 13,36% e o transporte de cargas conteinerizadas, 6,82%.
A movimentação de Suape vai na direção oposta do cenário nacional. Dados nacionais divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários aponta queda de 3,07% em relação a 2022, resultado da redução na movimentação de minério de ferro (-4,2%), soja (-19,165) e adubos (-24,97%), itens que não embarcam ou desembarcam no porto pernambucano.
Com base no bom desempenho nestes primeiros meses do ano, o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, já prevê um crescimento de 8% em relação a 2022. “Os derivados de petróleo continuam sendo o nosso ponto alto, porém, estamos trabalhando, incansavelmente, para ampliar o leque de cargas, atraindo novos players para Suape, um porto-indústria com localização privilegiada e dotado de modernas instalações, podendo movimentar os mais diversos tipos de mercadorias”, afirma. Suape é o líder nacional na movimentação de granéis líquidos, responsáveis por 72,1% do volume de cargas transportadas em 2022.
Hub de veículos em Suape
O diretor de Gestão Portuária, Nilson Monteiro, acrescenta que o contínuo embarque e desembarque de automóveis é outra operação que vem trazendo grande movimento ao atracadouro. O Hub de Veículos, impulsionado a partir de novembro de 2021, registrou aumento de 10% no número de automóveis comparado a 2022. “Movimentamos 9.172 unidades nesse período, incluindo veículos fabricados na Argentina e no Uruguai e distribuídos para outros países da América Latina e Estados Unidos desde Suape”, explica.
O embarque de açúcar ensacado para outros Estados e países é outra operação que vem se intensificando em Suape. Para se ter uma ideia do incremento no transporte desse tipo de carga, a estatal movimentou 57% a mais no primeiro bimestre deste ano, um total de 71 mil toneladas do produto. “Suape está situado a poucos quilômetros das principais usinas produtoras de açúcar da Zona da Mata Sul de Pernambuco, fato que facilita o escoamento da produção. Além disso, a estrutura dos nosso cais otimizam o transporte da carga, trazendo mais competitividade à indústria açucareira do Estado”, enfatiza Monteiro.
Leia também:
Lula quer relançar parceria com China em mais de 20 acordos. Alckmin assume presidência
Inflação oficial desacelera e sobe 0,71% em março, diz IBGE
Lula e João Campos assinam operação de crédito entre BID e o Recife, no valor de R$ 2 Bi
Alta dos juros e veículos mais caros impedem retomada da produção
Retomada de programas e revisão de medidas marcam 100 dias de Lula
Gerenciando dados para mitigar desastres, Haxagon expande faturamento no NE
NitroVip traz professores de Harvard para curso de gestão e liderança no Recife
João Campos e ministro Jader Filho entregam habitacional do Minha Casa, Minha Vida
Alepe aprova orçamento para 2023 que autoriza Executivo remanejar R$ 5 bilhões