A noite desta quinta (12) será das ideias e conhecimento no Cais do Sertão

As atividades incluem discussões sobre o desmatamento, cidades inteligentes, inovação, entre outros temas.

Discutir a reconstrução da sociedade depois da pandemia do coronavírus, cidades inteligentes e inovação vão ser os grandes motes da Noite das Ideias (ou La nuit des idées) que vai acontecer nesta quinta-feira (12) no museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife com  palestras, mesas redondas, oficinas, além de exibições e performances artísticas. É a 7ª edição mundial e a 3ª brasileira do evento liderado pelo Instituto Francês que convida instituições culturais e educacionais da França e dos cinco continentes para um encontro que celebra as ideias e o conhecimento.

As várias salas do Museu Cais do Sertão receberão atividades que vão discutir ideias e disseminar conhecimento com palestras e oficinas. Foto:Matheus Ribeiro/ Secretaria estadual de Turismo e Lazer

Outro ponto de atenção do evento é a discussão da questão ambiental no Brasil, que desde 2019 bate recorde de desmatamento segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este aponta que a Amazônia Legal perdeu 11.088 km² de sua cobertura vegetal, o maior índice desde 2008. Diante desses desafios singulares, a Noite das Ideias propõe trazer mensagens de cooperação e solidariedade entre indivíduos, grupos e Estados, segundo informações dos organizadores. 

- Publicidade -

A Noite das Idéias terá duração de aproximadamente 7 horas e será aberta ao público. Entre as atividades previstas, estão duas mesas redondas no auditório do Cais do Sertão. Das 18h45 às 19h45m, acontecerá a primeira que terá como tema:  A distopia na Cultura Pop com os seguintes participantes: o jornalista e escritor Fernando de Albuquerque; a jornalista e pesquisadora Mariana Lins, contando com a .mediação do head de Inovação na Stefanini, Marcello Bressan. Das 20h30m às 22h, ocorrerá a segunda mesa com o tema Pode(re)mos (ainda) sonhar o amanhã? Os palestrantes são o renomado consultor da Porto Marinho e co-fundador do Porto Digital, Cláudio Marinho; a ambientalista Bruna Albuquerque; um representante do Consulado Francês, com a  mediação da designer da Cesar School Helda Barros.  

A programação prevê atividades em vários ambientes do Cais do Sertão, como a palestra sobre  “O lado humano e criativo das cidades inteligentes” com o diretor de Transformação Digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação  do Governo de Pernambuco,  Cláudio Nascimento, entre as 21h e 22h. Também estão previstas oficinas e bate-papos destinados ao público em geral.

A edição pernambucana é coordenada pela Embaixada e pelo Consulado Geral da França e tem como produtora a Proa Cultura, apoio do Governo de Pernambuco, Empetur, Cais do Sertão, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, C.E.S.A.R e Cesar School. 

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -