MP que altera regras de fundos constitucionais será votada no Senado

Da Redação, com Agências Depois de ser aprovada na Câmara dos Deputados na quinta (16), segue agora para votação do Senado Federal a MP 1052. O texto estabelece mudanças nas regras relacionadas à administração dos fundos constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO). Alvo de muita polêmica, um dos principais pontos controversos da […]

Da Redação, com Agências

Depois de ser aprovada na Câmara dos Deputados na quinta (16), segue agora para votação do Senado Federal a MP 1052. O texto estabelece mudanças nas regras relacionadas à administração dos fundos constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO).

- Publicidade -

Alvo de muita polêmica, um dos principais pontos controversos da MP foi excluído pelo deputado Wellington Roberto, relator da medida, que retirou do texto a diminuição da taxa de administração a que têm direito os bancos públicos por gerenciarem o dinheiro dos fundos.

De acordo com o estabelecido na MP, que já tem força de lei, desde julho deste ano, a taxa do fundo saiu de 2,1% para 1%. Em 2022, seria de 0,9%, e assim sucessivamente até ficar em 0,5% a partir de 2026.

“Os propósitos do FNO, do FNE e do FCO não podem ser cumpridos sem que os bancos regionais tenham estrutura minimamente adequada, e a preocupação é compartilhada por diversos parlamentares nas emendas apresentadas”, justificou o deputado.

- Publicidade -

Conforme estipula a Lei 13.682/18, mesmo sem essa diminuição, as taxas já apresentarão percentuais menores: 1,8% em 2022 e 1,5% a partir de 2023.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -