O evento TechImob vai debater aspectos sucessórios da atividade notarial sobre o patrimônio imobiliário na sede do Cartório Andrade Lima no RioMar Trade Center no próximo sábado (23). Será das 9h30 ao meio-dia para jovens profissionais do Direito, estudantes e advogados. Entre os temas a serem abordados, está o aumento do número de testamentos no Brasil. Segundo o Colégio Notarial do Brasil, os registros cresceram 35,5% nos últimos anos, saindo de 38.566 em 2012 para 52.275 em 2021.
Somente neste ano, até o dia 13 de junho, mais de 16 mil testamentos foram registrados no Brasil. Para a coordenadora de Negócios Jurídicos do Cartório Andrade Lima – 1º Ofício de Notas do Recife, Lanna Araújo, o aumento do número de testamentos é um sinal de que as pessoas estão se tornando mais conscientes da importância de garantir o destino de seus bens após a morte.
De acordo com a coordenadora, os motivos para este aumento são vários, mas incluem a preocupação com o destino e regularização do patrimônio após a morte e evitar conflito entre os herdeiros. “Outros motivos envolvem o aumento do número de pessoas sem herdeiros necessários e que gostariam de destinar seus bens para pessoas queridas ou entidades filantrópicas, sem falar que a pandemia da COVID-19 levou muita gente a refletir mais sobre a vida e a morte e a importância de deixarem seus bens organizados para que sejam entregues às pessoas que desejam”, afirma.
A iniciativa faz parte da programação da Jornada Notarial da Família, uma ação nacional de assessoramento, que ocorre este mês sobre regularização e segurança jurídica das famílias. A iniciativa da jornada é do Colégio Notarial do Brasil e conta com apoio da União Internacional do Notariado (UINL) e da Comissão de Assuntos Americanos da União Internacional do Notariado (CAAm).
Leia também
Fecomércio-PE promove webséries com empreendedores que inspiram