Projeto Rumo cumpre missão e traz Ana Botafogo para despedida

Núcleo Rumo encerra atividades no Estado após 10 anos difundido a importância para a governança familiar Uma iniciativa que durou uma década e mobilizou lideranças pela governança nas empresas familiares da região e do País, o Projeto Rumo chega ao fim. O trabalho voluntário do Rumo, surgiu para introduzir o tema localmente, com ações instituídas […]

Núcleo Rumo encerra atividades no Estado após 10 anos difundido a importância para a governança familiar

Uma iniciativa que durou uma década e mobilizou lideranças pela governança nas empresas familiares da região e do País, o Projeto Rumo chega ao fim. O trabalho voluntário do Rumo, surgiu para introduzir o tema localmente, com ações instituídas pelo Núcleo Rumo de Governança Corporativa.

- Publicidade -

O núcleo reunia empresários e consultores, dedicados ao estudo da governança corporativa e à construção de uma rede de troca de conhecimentos sobre o tema. Ao longo de sua existência, o grupo atuou em várias frentes e durante 6 anos promoveu o Fórum Rumo de Governança Corporativa.

“Agora, com o fim das atividades, nós decidimos promover, nesta quinta-feira (9), às 18hs, o evento ao vivo e on-line ‘Missão Cumprida’, cujo título, como o próprio nome revela, encerra o ciclo de um trabalho exitoso que consideramos cumprido”, explicou um dos fundadores, o médico e empresário, Boris Berenstein, presidente do grupo Boris Berenstein Medicina Diagnóstica.

A convidada principal do evento, a bailarina, atriz e empresária Ana Botafogo, traz um depoimento sobre sua trajetória profissional, pessoal e de negócios. Com 45 anos de uma carreira apoteótica e considerada o principal nome da dança clássica no país, ela também teve que se reinventar no palco e na vida. E vai contar um pouco como tem sido a renovação desses ciclos ao longo desse tempo.

- Publicidade -
Ana Botafogo: falará de usa experiência de renovação na atual fase da vida/Foto: divulgação

“A ideia de colocarmos a Ana como a estrela principal do encontro é justamente sair dessa caixinha das empresas familiares, de descontruir esse modelo tradicional. Ela que tem na dança profissional um ciclo que se fecha por conta do tempo e das limitações do corpo e na vida pessoal ficou viúva por duas vezes, tem uma história inspiradora que irá enriquecer as reflexões”, considera a diretora técnica do Núcleo Rumo, Elane Cabral, consultora da AJA Gestão & Governança, que irá mediar o encontro.

Boris Berenstein também fará parte da programação do evento. Ele vai contar um pouco da sua história e sua trajetória pós sucessão, cujo processo foi muito ancorado nos aprendizados trazidos pelos Rumo.

Além dele, a especialista em planejamento sucessório da JP Morgan, Carolina Cintra, fará uma explanação importante mostrando como as famílias podem passar esse legado para as novas gerações e como são fechados os ciclos nas propriedades.

 A iniciativa traz ainda um resgate do legado do Projeto RUMO e uma reflexão sobre os ciclos de vida e reinvenção dos negócios, carreiras, famílias empresárias e das pessoas.

Legado

Elane Cabral, comemora o legado que ficará de todo esses anos de trabalho voltados à valorização da governança e da perpetuidade das empresas familiares que naquele tempo era bem difícil de se identificar na região. “Quando iniciamos com a pesquisa de mapeamento do estágio da governança no Nordeste, com um estudo que envolveu 110 empresas, tínhamos uma grande dificuldade de explicar para o empresariado os conceitos de governança. E a pesquisa deu o pontapé inicial nisso, sendo não só um instrumento de levantamento de informações, mas também de comunicação e conscientização de dar essa base para esses grupos empresariais. Foi aí que começamos a fazer uma rede de conexões entre esses profissionais, estudantes e demais interessados em torno do tema”, lembra.

Para ela, o encerramento das atividades deixa um legado importante em duas frentes que são servir de referência para o que é um movimento que se instala e muda o cenário no qual está inserido, no caso específico, a governança familiar. A outra frente diz respeito as realizações propriamente ditas que são: as pesquisas que demarcaram o estágio da governança naquele período; o estudo sobre longevidade das empresas familiares, que trouxe insights importantes que servem de inspiração para qualquer empresa em qualquer tempo; os cadernos de estudos; e, sobretudo, a criação de uma rede de conexões que continua se desdobrando em espaços que vão além do projeto. “A felicidade é saber que cumprimos a nossa missão que era de iniciar e frutificar esse ambiente e por isso entendemos que chegou a hora do fim. O ambiente da governança nas empresas familiares criou uma autonomia e isso nos motiva a novos propósitos”, finaliza a diretora.

SERVIÇO:

Evento ao vivo e on-line “Missão Cumprida”

Dia: 9/12 (quinta-feira)

Horário: 18 às 19h30

E-mail: [email protected]

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -