O açougueiro ganhou relevância com a nova visibilidade que a gastronomia adquiriu. Ao mesmo tempo, se tornou raro para contratação no varejo e passou a ser valorizado. Com visão estratégica, a Masterboi criou, em junho, a Escola do Açougue Box 77 com o objetivo de oferecer ascensão profissional aos interessados na atividade e também elevar a qualificação daquele que está em contato direto com o consumidor. As matrículas são exclusivas para clientes da Masterboi no varejo e aproximou os laços comerciais do frigorífico.
A Escola do Açougue Box 77 segue alguns princípios ditados pelo pai da ideia: o presidente da Masterboi, Nelson Bezerra. O foco é ampliar as oportunidades para interessados em ser açougueiros; com formação técnica completa e um conteúdo extra voltado para o atendimento ao cliente.
O talhador Nailson Braga, 35 anos, é um dos alunos da Escola do Açougue que preencheu os requisitos. “Meus conhecimentos foram ampliados e passei a conhecer muito mais sobre carnes”. Como destaque, Nailson elege as instruções que recebeu sobre como atender o cliente. “Aprendemos a abordar o cliente, a entender o que ele quer, que opções podemos oferecer e mais informações sobre as vantagens do bom atendimento”, resume.
O balconista Emerson Félix da Silva, 33 anos, afirma que o curso “abriu os seus horizontes”. Ele conta que aprendeu muito sobre higienização e também sobre técnicas de cortes. “Nós somos apresentados para usar os químicos certos para cada momento: para sanitização, a desinfecção ou bactericida e sempre proteger a carne”, conta.
Clientes comemoram
Os benefícios também são registrados pelos clientes da Masterboi, responsável pela matrícula dos futuros açougueiros. A diretora de marketing Eduarda Nepumoceno, da rede de açougues Selecta, enumerou as vantagens. “Os funcionários voltam motivados e repassam os novos conhecimentos para seus colegas”. Há 30 anos oferecendo carnes de qualidade, a Selecta confirma a falta de açougueiros no mercado de trabalho. “Agora, estamos com reserva profissional: se abrir uma vaga na rede, faremos uma promoção interna”, planeja Eduarda.
O curso oferece 80 horas-aula, com 20 horas-aula de conteúdo teórico e 60 horas-aula de prática. Os tópicos das aulas apresentam informações sobre qualidade e manipulação dos alimentos, a importância da higienização, segurança do trabalho, uso de EPIs e – o diferencial – atendimento ao cliente.
Foram necessários quatro meses para ser desenvolver o curso, em especial, por ser voltado para profissionais de frente de loja, como caixas, repositores e auxiliares gerais, por exemplo. Essa condição levou a construção de material didático específico, para ser melhor assimilado pelo futuro açougueiro.
Sob a supervisão da área de Pessoas e Cultura da Masterboi, o curso contou com a experiência prática da gerência de treinamento e com conteúdo pedagógico do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), instituição de ensino médio e técnico da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ao final do aprendizado, os alunos aprovados recebem certificados de conclusão do Codai e também da Masterboi.
Conheça a Masterboi
A Masterboi é uma empresa com 24 anos de fundação, considerada uma das maiores indústrias frigoríficas do país, com três unidades pelo país: em Nova Olinda, no Estado do Tocantins; em São Geraldo do Araguaia, no Pará; e em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Também possui dois centros de distribuição, uma charqueada, uma transportadora e rede com seis lojas. A Masterboi conta atualmente com a colaboração de mais de 4 mil funcionários e exporta para 117 países.
Leia também:
Masterboi anuncia investimento em Canhotinho em seu 2º ano de operação