Nordeste lidera crescimento no consumo de produtos orgânicos

A região Nordeste apresentou o aumento mais significativo no consumo de orgânicos no país.
orgânicos
Produtos orgânicos/Foto: Pixabay

Instituto Organis, um centro de estudos sobre sustentabilidade e alimentação saudável, apresentou os resultados da pesquisa “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023”. O estudo revela que a cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos e aponta que um crescimento de 16% no consumo deste tipo de alimento no país, entre 2021 e 2023. E o Nordeste desponta com grande crescimento no consumo desses produtos. 

Atualmente, quase 46% da população brasileira consome alimentos orgânicos, o que demonstra uma crescente conscientização sobre os benefícios desses produtos para a saúde e o meio ambiente. Além disso, a pesquisa apresenta detalhes demográficos estratégicos sobre os consumidores de alimentos orgânicos e os “não consumidores”. Os resultados fornecem um panorama para produtores e interessados no tema a conduzirem seus negócios.

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 A pesquisa foi divulgada ao final do 17º Fórum Internacional de Produção Orgânica e Sustentável, realizado durante a BioBrazil Fair e a Naturaltech, encerrada no último dia 15, em São Paulo.

Nordeste em alta

Ouvindo consumidores de todo o Brasil, uma das surpresas do estudo está no Nordeste. A região apresentou o aumento mais significativo no consumo de orgânicos no país, de 32% em 2021 para 45% em 2023. Em segundo lugar, aparece o Centro Oeste com 42% na pesquisa atual, contra 39% na anterior. Seguido pelo Sudeste, registrando aumento de 26% para 30%. 

A região Norte teve aumento de 1% entre as pesquisas de 2021 – 15% – para 16% em 2023. O Sul manteve os 39% nas duas edições. “Hoje, o Brasil ocupa a quarta posição entre os maiores consumidores do mundo de produtos naturais”, explica Valeska Oliveira, head de produto da Francal Feiras. 

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Consumidor mais atento

Um dos principais motivos para o aumento no consumo de alimentos orgânicos é a associação direta com uma opção mais saudável. “Os consumidores estão buscando alimentos livres de agrotóxicos e priorizando uma alimentação equilibrada e nutritiva”, revela Cobi Cruz, diretor executivo da Organis e responsável em apresentar a pesquisa.  

Além da saudabilidade, a crescente conscientização sobre o meio ambiente, principalmente entre a população mais jovem, é um dos fatores de crescimento. Esse público busca alimentos, bebidas e outros itens, como vestuário e cosméticos, mais naturais, sem conservantes e aditivos químicos, sem crueldade animal e produzidos por empresas atentas a todas as questões de ESG, como inclusão social, a geração de novos negócios, o desenvolvimento econômico de diversas áreas e a sustentabilidade do planeta.

Embalagem para orgânicos

Sendo assim, a embalagem se tornou um fator relevante na decisão de compra para os consumidores mais engajados, que procuram adquirir alimentos de empresas comprometidas com a reciclagem e gestão de resíduos.

Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são a banana, a batata e a alface. O principal local de compra é o supermercado, mas 83% dos compradores preferem ver esses produtos em gôndolas ou seções específicas. O reconhecimento dos produtos pelo selo de certificação orgânico também se mostrou importante para 13% dos consumidores. 

Desafios do setor

A pesquisa aponta também a necessidade de divulgar e ampliar a variedade de produtos orgânicos disponíveis, como carnes, leite e derivados, vinhos, óleos, farinhas, matinais, grãos e açúcar, inclusive em suas versões industrializadas. 

Embora o preço ainda seja um ponto relevante entre os compradores, eles reconhecem as razões para os valores mais elevados desses produtos. A maioria – 43% dos consumidores – está disposta a pagar em torno de 20% a mais pelos alimentos orgânicos em relação aos convencionais, porque avaliam que esses itens vêm de uma produção sem agrotóxico, mais lenta e em menor escala, com o produtor focando na qualidade ao invés da quantidade. 

A Bio Brazil Fair| BIOFACH América Latina é uma amostra do potencial desse mercado. “Temos visto cada vez mais marcas apostando em propósitos de construir um mundo melhor. Estas são feiras voltadas para negócios, lançamentos, conteúdos, veganos e não veganos, ou seja, totalmente inclusivas e com o propósito de deixar um legado positivo para o nosso planeta”, comenta Valeska Oliveira.   

O Instituto Organis disponibiliza a pesquisa completa de forma gratuita para aqueles interessados em conhecer mais detalhes sobre o consumo de alimentos orgânicos no Brasil. O relatório pode ser acessado no site oficial, no Link. Ele é realizado a cada dois anos em parceria com a Brain Inteligência Estratégica e conta com o apoio da Mercado Inteligente e QIMA IBD.
 

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