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Com MV, Hospital Geral do Grajaú se torna o 1º do setor na AL com status de hospital digital

Digitalização da instituição, administrada pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, gerou uma certificação internacional
MV
Paulo Magnus, CEO da MV, ao centro com direção do Hospital Geral do Grajaú/Foto: divulgação

O Hospital Geral do Grajaú, em São Paulo, 100% SUS, passa a oferecer a seus pacientes um atendimento mais ágil e assertivo com o uso de tecnologias inovadoras oferecidas pela MV. As soluções adotadas pelo hospital têm gerado impactos positivos, trazendo mudanças que beneficiam pacientes, médicos e a gestão do hospital. O principal deles foi a conquista da certificação HIMSS Nível 6, que dá à instituição o status de primeiro hospital digital com gestão pública estadual da América Latina.

Entre os principais ganhos está o tempo de decisão clínica para direcionar o tratamento mais adequado para o paciente, a redução de erros médicos, com o registro das informações no prontuário eletrônico do paciente e a checagem feita de forma virtual, com a sinalização de alertas para possíveis erros de preenchimento. A partir daí a informação da dosagem de uma medicação, por exemplo, vai automaticamente para a farmácia e o posto médico (caso o paciente esteja internado).

Outro benefício é o fim do papel: a retirada do material no fluxo não apenas tornou a gestão mais ágil e eficiente, mas também gerará uma economia estimada de R$ 250 mil por ano em gastos. Além disso, houve uma melhoria de 30% no tempo de administração de medicamentos e mais de 90% de compliance na rastreabilidade.

O Hospital, administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) , possui atendimento 100% SUS e com a conquista da certificação HIMSS Nível 6, cenários de retrabalho e erros manuais devido ao uso de papel, falta de acesso digital a exames, resultados e agendamentos, além do risco da perda de dados, passam a fazer parte do passado.

Referência para o estado, o HGG já possui a certificação ONA nível 3, que é concedida às organizações de saúde que apresentam uma maior maturidade institucional e uma cultura de melhoria contínua. No último mês, a instituição recebeu a certificação de nível 6 pela HIMSS, a Healthcare Information and Management Systems Society. Isso indica que a instituição já adotou práticas avançadas de digitalização, otimizando não só a gestão das informações, como também a redução do risco de perda de dados e garantindo mais facilidade na tomada de decisões clínicas, aumentando a eficiência operacional do hospital e a segurança do paciente.

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 “Neste processo para conquista da certificação, tivemos exemplos notáveis que incluem a detecção precoce de um quadro de septicemia e a sinalização automática de interações medicamentosas no momento da prescrição. Esses avanços demonstram o impacto positivo da digitalização ao substituir práticas baseadas em critérios individuais por um modelo institucionalizado e padronizado, elevando a qualidade do atendimento prestado”, afirma Andrea Matsushita, Superintendente Médica do Hospital Geral do Grajaú.

Com a certificação, o HGG agora oferece aos seus pacientes e profissionais de saúde acesso rápido e seguro aos dados médicos através de uma plataforma digital. Com um portal exclusivo, os pacientes podem acompanhar sua jornada de tratamento, consultar agendamentos e acessar resultados de exames de forma prática e segura. Além disso, o histórico de atendimento — incluindo diagnósticos, médicos responsáveis e prescrições — estará disponível, proporcionando mais controle e transparência sobre os cuidados recebidos.

“Essa conquista representa um salto de qualidade para o SUS e demonstra o potencial da saúde pública quando aliada à tecnologia. O IRSSL tem se dedicado à modernização e à humanização do atendimento, utilizando soluções que trazem agilidade e segurança no cuidado com os pacientes. O Hospital Geral do Grajaú é um exemplo de como a gestão eficiente e o investimento em inovação podem transformar a assistência em saúde, democratizando o acesso à tecnologia e melhorando a experiência do paciente no SUS”, destaca Carolina Lastra, diretora executiva do IRSSL.

A certificação foi obtida por meio de um processo de consultoria conduzido pela TechInPulse, empresa do Ecossistema MV e parceira oficial HIMSS no Brasil. Além disso, a implementação das soluções da MV em diversas áreas do hospital desempenhou um papel essencial no atendimento aos requisitos para a certificação.

“Nossa missão é impulsionar a transformação digital na saúde no Brasil ao longo da próxima década, revolucionando a experiência para quem é atendido. Buscamos uma saúde totalmente digital em nosso país, atingindo os cantos mais remotos, e o Hospital Geral do Grajaú é a prova concreta de que esse futuro é possível — inclusive na saúde pública. Através da tecnologia, estamos fazendo mais do que modernizar processos: estamos cuidando das pessoas e oferecendo melhores condições de trabalho para os profissionais da área”, explica Paulo Magnus, CEO da MV.

Impacto para a instituição

“A certificação HIMSS 6 no Brasil representa um marco significativo para hospitais que buscam excelência na gestão de dados e processos digitais. Para obtê-la, tanto o HGG quanto outros hospitais precisam atender a rigorosos requisitos, como a implementação de sistemas eletrônicos de saúde (EHR) e o uso de ferramentas para a tomada de decisão clínica, garantindo uma gestão mais transparente e eficaz”, afirma Daennye Oliveira, CEO da TechInPulse.

Com a conquista, o HGG passa a focar nas ações de transformação digital rumo ao nível 7 da HIMSS, que pode ser traduzido como o patamar mais alto da maturidade digital de uma instituição de saúde.

MV: líder no mercado

Com o propósito de empoderar a sociedade no cuidado da saúde, a MV é uma multinacional que impulsiona a transformação digital no setor. Líder no mercado da América Latina, a companhia desenvolve há 37 anos softwares inovadores para facilitar a gestão de hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, centros de diagnóstico e redes de atendimento público. À frente de um ecossistema robusto de empresas e soluções, a MV atende diretamente mais de quatro mil clientes usuários, assegurando eficiência, agilidade, precisão e segurança nos serviços de saúde. Saiba mais em www.mv.com.br.

Missão do IRSSL

O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) tem como missão contribuir de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fundado em 2008, por iniciativa da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, o instituto nasceu com o compromisso de ampliar as ações sociais dedicadas ao desenvolvimento da saúde pública. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica e diretamente ligada à missão do Hospital Sírio-Libanês, que prevê o desenvolvimento social responsável.

Considerado uma das organizações sociais de saúde mais importantes do país, o Instituto atua com o propósito de compartilhar excelência na saúde pública com relevância social, pautando-se por valores institucionais como solidariedade, excelência e resultado.

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