Acontece na noite desta terça-feira, o Conexão Sebrae + Imprensa que será realizado a partir das 19h no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José, Centro do Recife. No evento, serão conhecidos os vencedores da etapa estadual do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo em Pernambuco. Maior portal de economia do Nordeste, o Movimento Econômico está na final na categoria Jornalismo em Texto com a reportagem “As micro e pequenas geram 80% do emprego e só acessam 12% do crédito”, de autoria de Angela Fernanda Belfort.
A matéria mostra cases de micro e pequenas empresas que começaram pequenas, geralmente nas próprias nas próprias residências, e foram crescendo sem o apoio do crédito tradicional dos bancos, como a de Vera Peixoto, que possui uma fábrica de bolo de rolo e derivados, onde comercializa broa, tartelete, torradinhas de minibolo de rolo. A empreendedora alavancou a empresa por meio de vendas realizadas para mercados, padarias e Ceasa. Atualmente, ela produz 8 mil unidades de bolo de rolo por mês.
Outra história empreendedora da matéria é a de Manu Nogueira, que tem uma fábrica de roupas com “estampas atemporais”. Ela lembrou que a mãe possuía uma estrutura para a produção de camisetas e que as vendas pela internet ajudaram a empresa a crescer.
A 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) destaca a atuação de profissionais que, por meio de seus trabalhos, ajudaram a promover e fortalecer o empreendedorismo em Pernambuco. O tema central do concurso de reportagem deste ano foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”.
O Prêmio é dividido em cinco categorias: Jornalismo em Texto, Jornalismo em Vídeo, Jornalismo em Áudio, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário. Com exceção do Jornalismo Universitário, as demais categorias têm três finalistas indicados à premiação. Em Pernambuco, foram inscritos 89 trabalhos e nesta edição não houve finalistas na categoria de Jornalismo Universitário. Confira aqui os trabalhos que também estão na final.
Realizada em todo o país, a 11ª edição registrou neste ano um número recorde de participações, com 3.076 trabalhos inscritos — um aumento de 62% em relação à edição anterior.
Leia também