A Eletrobras realiza, na próxima quinta-feira (25), às 9h, no Porto Digital, o lançamento do Polo Nordeste Innovation Grid, no Recife (PE). A expectativa é de que o evento tenha a presença do CEO da Eletrobras, Ivan Monteiro. A iniciativa visa ampliar a conexão da empresa com as oportunidades do Nordeste que podem produzir soluções tecnológicas que contribuam para a transição energética, a sustentabilidade e a competitividade da Corporação.
O Polo Nordeste do Innovation Grid é uma parceria da Eletrobras com o Porto Digital. AEletrobras é dona da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que tem sede no Recife. “Esta é uma oportunidade de a Eletrobras Chesf estreitar laços com diversos atores da
região, que já tem experiência com inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Temos grandes parceiros com potencial de construir soluções inovadoras para o futuro da empresa e do Brasil. Essa experiência gera valor para a empresa, promove novos talentos e colabora ainda mais no desenvolvimento de toda a região”, diz Ivan Monteiro.
O Innovation Grid é uma plataforma que promove inovação aberta e colaborativa, fazendo a identificação e o engajamento de parceiros qualificados que possam acelerar a inovação na empresa. É composta por três módulos: PowerUp, com objetivo identificar e testar de forma rápida soluções maduras existentes no ecossistema de inovação; Spark, que estabelece conexões com estudantes para criar inovações, promover a imagem corporativa e identificar talentos; e Tech Partnerships, que vai atuar no desenvolvimento de soluções tecnológicas de fronteira com o ecossistema de inovação, que podem resultar em novos caminhos para negócios e oportunidades de mercado.
A plataforma vai oferecer aos parceiros do ecossistema de inovação nacional a possibilidade de se relacionar com a Eletrobras, desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I), além de receber suporte e mentoria de especialistas no setor elétrico e realizar negócios com a maior empresa do setor elétrico da América Latina.
“A inauguração desse polo reforça a importância estratégica da nossa região para a
Eletrobras, que possui uma expressiva capacidade instalada de geração e transmissão de energia elétrica no Nordeste, com destaque para as fontes renováveis, como eólica, solar e hidrelétrica”, afirma o diretor-Presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique Franklin.
O evento deve reunir também autoridades regionais, reitores das Universidades, startups, empresas de base tecnológica, pesquisadores, professores e estudantes. O lançamento vai começar às 9h no Edifício Sede do Porto Digital, no Cais do Apolo, nº 222, 16º andar, no Bairro do Recife.
Leia também
Hub de Inovação do BNB contrata R$ 1,6 bilhão em projetos inovadores de PE, PB e RN
Quanto maior a empresa, maior a taxa de inovação, revela pesquisa do IBGE