Estudo realizado pelo instituto Ipsos a pedido da TecBan, revelou o crescente interesse pelo Open Finance. Os dados mostram que a parcela de brasileiros que considera serviços de Open Finance relevantes saltou de 58% para 69% entre 2019 e 2023, enquanto os que se dizem motivados a adesão foram de 54% para 67% no mesmo período.
A principal premissa do Open Finance, que é um sistema colaborativo, é o compartilhamento de dados bancários dos usuários para unificar as informações e permitir que bancos oferecem serviços personalizados.
Com a popularização do sistema, aumentou a competição entre as empresas do mercado financeiro e também a oferta de serviços. Algumas tendências vêm se destacando e caindo no gosto do brasileiro, como as interações via WhatsApp e o Iniciador de Pagamentos, que simplifica as operações via Pix.
Para Roberto Monfort, da FCamara, à medida em que o brasileiro vai conhecendo melhor o funcionamento e confiando nas instituições, cresce o nível de exigência, especialmente porque as pessoas ficaram aptas a experimentar novos serviços de diferentes instituições e a utilizar novas plataformas antes de escolher aquela que atende melhor às suas necessidades.
Leia também:
Exclusão do Artigo 131 da reforma abala competividade de estados do NE
Aumento na alíquota do ICMS terá efeito inverso, diz tributarista