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Alepe capacita servidores para aprimorar atendimento à população

A aula inicial desta segunda-feira (10) na Alepe tratou de aspectos legais no atendimento ao cidadão como compromissos assumidos, critérios de atendimento, direitos do usuário,
De acordo com a Escola do Legislativo, além de preparar melhor os servidores que desempenham atividades ligadas ao público, os integrantes das equipes das assessorias dos deputados também serão capacitados. Foto: Divulgação/Alepe

Visando atender a população de maneira ágil e humanizada, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) está promovendo um curso de atendimento ao público para os servidores da Casa. Realizada pela Escola do Legislativo (Elepe), a capacitação está voltada para os colaboradores que lidam diretamente com o cidadão. São agentes de segurança, recepcionistas, pessoal de serviços gerais, todos que estão na linha de frente do atendimento inicial ao público externo e serão capacitados com as devidas orientações e encaminhamentos. A partir desse primeiro contato, o público é direcionado aos demais setores da Alepe.

“O curso fortalecerá as habilidades técnicas, relacionais e emocionais dos servidores necessárias ao atendimento ao público. Nosso objetivo é ampliar as habilidades de comunicação e expressão, além de fortalecer a escuta ativa, a empatia e desenvolver capacidade de resolver conflitos”, explicou o superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti.

A proposta para melhorar o atendimento ao cidadão é uma iniciativa do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e do primeiro-secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade). Dividido em três turmas, o curso teve início nesta segunda-feira (10) e será concluído no final do mês. De acordo com a Escola do Legislativo, além de preparar melhor os servidores que desempenham atividades ligadas ao público, os integrantes das equipes das assessorias dos deputados também serão capacitados.

A aula inicial desta segunda-feira (10) foi ministrada pelo ouvidor executivo da Alepe, Douglas Moreno, que tratou de aspectos legais no atendimento ao cidadão como compromissos assumidos, critérios de atendimento, direitos do usuário, entre outros. A Ouvidoria Geral é um dos órgãos determinantes na relação de uma instituição com seu público porque é o órgão que tem como princípio atender e solucionar demandas populares.

A partir desse primeiro contato, o público é direcionado aos demais setores da Alepe

“É importante que o cidadão tenha consciência dos seus direitos para que possam saber utilizar os serviços públicos oferecidos pela Assembleia. A partir desse entendimento e com uma interação positiva com a Casa, a população se sentirá mais confiantes e confortável com o atendimento”, disse Moreno.

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Na avaliação da auxiliar administrativa da Superintendência de Comunicação da Alepe, Patrícia Andrea de Souza, a aula foi bastante didática. “O ouvidor explicou o papel da Ouvidoria, como o cidadão pode ter acesso às informações, às leis e aos artigos da Casa. O ouvidor falou ainda sobre nossa responsabilidade em atender o público de maneira satisfatória e transparente para tirar as dúvidas da população”, comentou.

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