Do primeiro traço no chão com uma pedra ou um galho ao presente no metaverso, a história da humanidade se perpetua graças à comunicação. Uma condição básica para a vida e uma ciência em ebulição, acelerada, como outras ciências, na pandemia da covid-19. Acordamos num cenário onde a informação vale ouro e se faz mais vital para o sucesso dos negócios e dos profissionais, muitos deles buscando novos mercados e espaços.
É aí que entram em cena empresas de consultoria de imagem, de marketing e outros ramos da comunicação que trazem luz para outras empresas. É o caso do InFormação Cursos, criado em São Paulo, pelas jornalistas Monica Pinheiro e Rosane Baptista, a partir de um grupo de colegas e hoje é um negócio promissor, que vem ensinando profissionais liberais, executivos e empreendedores a lidar com o novo e admirável mundo onde a comunicação é condição sine qua non para se atingir metas.
Sócias e amigas há mais de trinta anos, elas somam suas largas experiências em redações de grandes empresas nacionais e no ensino universitário, ao propósito de contribuir com o dia a dia de quem precisa entender como melhor aproveitar as novas ferramentas e oportunidades de comunicação.
“Ninguém tem dúvida sobre a importância estratégica da comunicação. Um pequeno tropeço pode custar muito caro. E o que o InFormação oferece é a chance para as pessoas melhorarem essa comunicação, seja objetivamente, em um curso como Em frente à câmera, ou entendendo melhor o cenário atual, em cursos sobre economia, metaverso, produção de conteúdos, mídias digitais, entre outros”, explica Rosane Baptista, que trabalhou no jornalismo da TV Globo por trinta anos.
A experiência e a prática da equipe do InFormação dão a tônica dos cursos, que priorizam a objetividade e a interação entre os alunos, mesmo em turmas virtuais. Não são lives, nem aulas prontas em pacotes temáticos, são aulas ao vivo, com atividades individuais e em grupo. O formato permite encontrar pessoas de todas as partes do país que, em comum, têm pouco tempo para aprender e muita curiosidade sobre o que está acontecendo fora das suas rotinas e que pode ajudar a atingir suas metas.
Os perfis de alunos são diversos e podem ser de um executivo que quer entender melhor os bastidores do jornalismo para interagir com sua equipe de assessoria de imprensa; de um médico que ouve falar do metaverso mas ainda não sabe o que este novo universo traz para sua carreira; ou pessoas que querem transpor suas experiências profissionais para um podcast, atraindo clientes, criando comunidades que sim, podem se transformar em negócios lucrativos, a partir de um microfone na mão e mil ideias na cabeça.
Leia também:
BNB premia pequenas empresas que se destacaram em Pernambuco