
O Porto Digital, no Recife, foi palco nesta sexta-feira (4) do lançamento do programa Destino Futuro, uma iniciativa desenvolvida pela Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e o próprio Porto Digital. O objetivo é impulsionar o turismo no Brasil por meio da inovação tecnológica, com foco nos 9 estados da região Nordeste e a região norte do Espirito Santo e de Minas gerais.
O programa destinará R$ 2,8 milhões para o desenvolvimento de soluções criadas por startups brasileiras, e as inscrições já podem ser realizadas pelo site da Embratur através deste link
O lançamento do programa aconteceu nesta sexta-feira (4), no auditório do Porto Digital, e contou com a presença de Danilo Cabral, Superintendente da Sudene, Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, e Pierre Lucena, Presidente do Porto Digital, além de outras autoridades e lideranças locais.
Startups e tecnologia para impulsionar o turismo nordestino
O Destino Futuro busca fortalecer a colaboração entre startups e o trade turístico nordestino, incentivando o desenvolvimento de soluções tecnológicas que aumentem a eficiência, competitividade e sustentabilidade do setor.
Durante o evento de lançamento, o superintendente da Sudene ressaltou que o programa representa uma ponte entre tecnologia e turismo, contribuindo para o fortalecimento da economia regional e a geração de empregos.
“O principal desafio é melhorar a competitividade, garantir uma melhor prestação de serviço para que possamos ter uma maior capacidade de atração. Serão os agentes operadores do turismo que irão nos indicar quais são as dificuldade sentidas pelo setor e, através da parceria com o Porto Digital, iremos apontar soluções inovadoras para atrair mais turistas, garantido mais oportunidade e geração de emprego e renda para a região Nordeste”, destacou Cabral.
Processo seletivo do Destino Futuro contará com mentorias
A seleção do Destino Futuro ocorrerá em três etapas. Na primeira fase, 20 propostas serão escolhidas com base em desafios reais do mercado. Na segunda fase, de 10 a 15 projetos avançam para mentorias online especializadas, voltadas para estruturação e refinamento das soluções. Na última fase, cinco iniciativas serão selecionadas e contratadas para execução.
As mentorias especializadas são um diferencial do programa, pois ajudam as startups a alinharem suas soluções às necessidades do setor turístico, aumentando as chances de sucesso e impacto.
Para o presidente do Porto Digital, o programa vem como uma oportunidade de consolidar parcerias entre startups e empreendimentos do setor turístico da região. “Nós esperamos solucionar problemas que não estão sob a nossa visão. Outra coisa boa é que iremos estender essas soluções desenvolvidas aqui no Porto Digital para outros locais de todo o Brasil”, declara
Brasil busca se consolidar como referência em turismo sustentável
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a ação posiciona o Brasil como um destino turístico sustentável, moderno e inovador. Segundo ele, o país está em alta no cenário internacional e precisa estar preparado para receber um número crescente de turistas estrangeiros.
“Essa é uma parceria muito importante porque ela traz a inovação e a sustentabilidade como ferramentas decisivas para que a gente possa pensar o turismo da região, gerando emprego e renda com sustentabilidade”, diz.
Crescimento do turismo no Nordeste exige inovação
Dados do Ministério do Turismo apontam que o número de empreendimentos turísticos no Nordeste cresceu 52% nos últimos três anos, totalizando 57.417 negócios ativos. O programa Destino Futuro surge como resposta a essa expansão, criando um ambiente favorável para a inovação, geração de valor e fortalecimento do turismo brasileiro.
Leia mais:
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Guerra tarifária de Trump: entenda os efeitos diretos no Brasil