Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Projeto transforma moradores em guias turísticos do Vale do Catimbau

Habitantes do entorno do Vale do Catimbau participam de cursos de inglês e de espanhol, além de consultorias em marketing turístico, em atendimento ao turista e em governança
Vale do Catimbau Buíque Pernambuco Turismo de Aventura Nordeste
O Vale do Catimbau é considerado uma das sete maravilhas de Pernambuco e é o segundo maior parque arqueológico do Brasil. Foto: Prefeitura de Buíque/Divulgação

Com um investimento de R$ 154 mil e duração de um ano, o Sebrae/PE, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e a Prefeitura de Buíque, está promovendo um projeto para fortalecer o turismo no Vale do Catimbau, em Pernambuco. Reconhecido como o segundo maior parque arqueológico do Brasil, a região é alvo de um programa que inclui cursos de capacitação e consultorias para moradores da região, com o objetivo de preparar profissionais para atender ao crescente fluxo de turistas.

O projeto “Desenvolvimento do Potencial Econômico do Vale do Catimbau”, iniciado em julho, inclui a formação de dez novos guias turísticos locais, além de cursos de inglês e espanhol, e consultorias voltadas ao marketing turístico, atendimento e governança. O foco é aproveitar o potencial econômico e turístico do Vale, que abriga importantes vestígios arqueológicos e recebe visitantes atraídos por sua relevância histórica e paisagística.

Seguindo a programação, um curso de espanhol será ministrado em novembro. Já em janeiro de 2025, haverá um curso de inglês e a consultoria em governança. Os cursos de idiomas, com turmas de 20 integrantes cada, contam com 80 horas/aulas. As consultorias possuem 40 horas cada, entre encontros coletivos e individuais, e têm público formado por integrantes do trade turístico do Vale do Catimbau, como profissionais de pousadas e hotéis, artesãos, guias turísticos, além de donos de lanchonetes e restaurantes.

“Em 2022, formamos 11 guias turísticos. Então, até o final de 2025, teremos 21 guias no Vale do Catimbau, o que é um grande ganho para o turismo na região. Essa e outras ações que estão sendo realizadas têm como objetivo incentivar e fortalecer o turismo na região”, destaca Gerlane Melo, analista do Sebrae/PE.

Apoio ao empreendedorismo

A formação dos guias é feita por meio de cursos a distância, e os participantes são moradores da região que já atuavam como condutores informais. O objetivo é que, ao final do projeto, em 2025, o vale conte com 21 guias capacitados, contribuindo para a profissionalização do setor. Além disso, empresários locais, como donos de pousadas e restaurantes, também estão sendo treinados em atendimento e uso de redes sociais para promover seus negócios.

- Publicidade -

O condutor Anael Kalleby da Silva é um dos que participam do projeto de “Desenvolvimento do Potencial Econômico do Vale do Catimbau”. Nativo do Vale, ele trabalha como condutor há cinco anos e estava ansioso para fazer o curso de guia turístico. “O curso é ótimo, tem bastante aprendizado. Será mais conhecimento para nós, teremos uma nova visão sobre o turismo. Esperei muito por esse curso, acho que vai ajudar muito o meu trabalho”, celebra o guia.

Já Cícero José da Silva investe no turismo do Vale do Catimbau alugando chalés para os visitantes e está participando das consultorias. Ele possui seis chalés localizados a cerca de 700 metros da Vila do Catimbau. “Está sendo uma experiência maravilhosa participar dessas capacitações. O projeto pode melhorar a minha atividade em todos os aspectos. Principalmente no atendimento ao visitante e no trabalho nas redes sociais”, destaca.

O que é o Vale do Catimbau

O Vale do Catimbau, localizado a 280 km de Recife, é um parque nacional que abrange os municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga, entre o Agreste e o Sertão pernambucano. Ele se destaca pela diversidade de sua fauna e flora da caatinga, além de abrigar 27 sítios arqueológicos. O local contém registros de ocupação humana com mais de seis mil anos, o que o torna um importante ponto turístico e de preservação arqueológica no país. São 62.300 hectares de caatinga preservada que abrigam milhares de espécies endêmicas e migratórias.

*Com informações do Sebrae/PE

Leia mais: Brasil é 1º do mundo em turismo de aventura: confira 6 roteiros no NE

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -