Startup que oferece solução de finanças ajuda a reduzir inadimplência em 200 escolas

Startup desenvolve um sistema de gestão completa de finanças e já tem 250 clientes.
Os sócios da Youpay Douglas Ferro, Marcus Figuêiredo e Meirinaldo Junior começaram oferecendo uma solução de gestão financeira para as escolas. Foto: Arquivo Pessoal

A startup pernambucana Youpay criou uma solução para ajudar as escolas a fazerem a sua gestão financeira e acabou contribuindo para diminuir outro grande problema deste tipo de instituição: a inadimplência. “O sistema de gestão faz toda a parte repetitiva que um robô pode fazer, dando oportunidade aos funcionários de fazerem trabalhos de humano, como, por exemplo, pensar em estratégia que diminua a inadimplência”, explica o diretor operacional da Youpay, Marcus Figueirêdo.

“Tivemos casos de escolas – nossas clientes – que reduziram em 50% a inadimplência dos pais dos alunos num período de seis meses”, comenta Marcus, acrescentando que esta diminuição faz uma grande diferença na vida das pessoas que trabalham nas escolas.

- Publicidade -

No final de 2020, a startup começou fazendo um projeto com três escolas. Hoje, a Youpay tem 250 clientes, incluindo 200 escolas. “As escolas precisavam se digitalizar. O boca a boca dos nossos clientes contribuiu para ir aumentando o número de escolas que adquiriram a solução. E depois, começamos a ter demanda de outros segmentos, como o varejo e a indústria”, afirma Marcus, acrescentando que os comércios locais também sofrem muito com a não digitalização de um sistema de pagamento.

Solução da startup

A solução desenvolvida pela startup é um sistema de gestão completa das finanças das escolas, usando inteligência artificial, cloud computing e automação dos processos. Estes sistema faz a automação do sistema de pagamento, da cobrança, da emissão do pagamento e da gestão do recebimento. “No sistema de gestão para as escolas, traduzimos de uma forma amigável para os pais acompanharem toda a parte financeira. Eles conseguem pagar uma mensalidade, taxa de evento, fardamento escolar e se quiserem pagar até os serviços da cantina da escola”, afirma Marcus.

Ele argumenta também que os problemas na gestão financeira das escolas também são similares aos pequenos comércios locais que não têm a sua gestão financeira digitalizada.

- Publicidade -

A boa aceitação da solução fez a Youpay registrar um aumento de faturamento de 300%, comparando os nove primeiros meses de 2023 com o ano inteiro de 2022. “A nossa intenção é dobrar de tamanho em 2024 e chegar aos 400 clientes. Se isso ocorrer, vamos aumentar o número de funcionários”, conta Marcus, que não revela quanto foi o faturamento da empresa em 2022.

De acordo com o diretor executivo da Youpay, Meirinaldo Júnior, a empresa já está presente em todas as regiões do país, num total de 20 estados. “Enxergamos que existia um grande gargalo na gestão financeira. Daí em diante nos aprofundamos e criamos soluções para dar praticidade, automatizar os processos e diminuir custos operacionais”, argumenta. O sistema desenvolvido pela empresa usa automação do fluxo de caixa inteligente, contabilidade integrada, régua de cobrança, entre outras ferramentas.

Atualmente, a empresa tem 20 funcionários, sendo cinco deles da área de tecnologia. A Youpay tem sede no Recife e faz parte do Porto Digital, um parque tecnológico que tem foco na digitalização e produção de softwares.

Leia também

Gov in Play discute a inovação no setor público no Rec’ n’ Play

Usando tecnologia para cuidar da cegueira de cães, potiguar entra na lista do MIT Technology


- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -