A Di2win, empresa que desenvolve soluções para automatizar o processamento de documentos complexos, lançou um novo produto voltado para este segmento: o ExtrAIdados Financeiro – uma plataforma de extração de dados que utiliza a tecnologia de processamento inteligente de documentos. A Di2win é embarcada no Porto Digital, o ecossistema de tecnologia da capital pernambucana.
A plataforma da Di2win permite acelerar e automatizar os processos em negócios como factorings, securitizadoras, universidades, hospitais, ou qualquer atividade em que se necessite processar grande volume de documentos. Ela é capaz de identificar e extrair informações de documentos complexos, como balanço patrimonial, contratos sociais, procurações e certidões de maneira precisa e segura.
Paulo Tadeu, CEO da Di2win, diz que a solução ataca os gaps do setor, eliminado suas dores e reduzindo em 85% a necessidade de mão de obra. Com o ExtrAIdados Financeiro, a empresa projeta um crescimento de 150% no faturamento em 2023.
A Di2win tem se destacado no mercado nacional com a criação de tecnologias próprias de Inteligência Artificial. Com cinco anos de atividade e 22 patentes registradas no INPI, a empresa conta com clientes nos segmentos financeiro, securitário, educacional e de utilidades, entre eles a Xerox, a Excelsior Seguros, a Red Asset e o Intrabank.
Recentemente a Di2win passou a ser acelerada pela inovabra, a incubadora do Bradesco, e, em função disso, mantém uma base em São Paulo. A empresa abriu 5% do capital há pouco tempo e agregou sócios investidores.
A plataforma da Di2win
Em média, a plataforma amplia em dez vezes a velocidade da análise dos documentos. Mas, há um case interessante, que envolve uma universidade que passou a usar a plataforma para atualizar matrículas atrasadas. “A instituição processa cerca de 300 mil matrículas por semestre, mas tinha um backlog de 60 mil matrículas que chegavam a três meses de atraso. A plataforma zerou os atrasos e reduziu o tempo de conclusão de cada matrícula para 5 minutos”, conta o CEO.
Com inteligência artificial (IA) própria, o ExtrAIdados Financeiro lê, entende, confere, processa e toma decisões, sobre qualquer documento, aplicando todas as regras de conferência como um humano faria. A plataforma tem uma “esteira” para processamento inteligente dos documentos baseada nas regras de negócio específicas de cada empresa. Depois de processados, os dados são exportados no formato de planilhas.
Desta forma, é possível identificar e extrair informações de documentos complexos, como balanço patrimonial, contratos sociais, procurações e certidões, de maneira precisa e segura. “Com essa solução os dados necessários para a análise de investimentos em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (Fidcs), por exemplo, são extraídos de forma automatizada, tornando o processo mais ágil e eficiente”, acrescenta Paulo Tadeu.
“Para ter acesso à esteira de processamento de documentos, as empresas do mercado financeiro não precisam instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. É necessário, apenas, ter conexão com a internet e acessar a plataforma do ExtrAIdados Financeiro por meio de credenciais de acesso”, explica o CEO. Para ele, um dos diferenciais da solução é o uso da aplicação de regras de negócio, o que permite a personalização conforme a necessidade de cada cliente. A cobrança pelo uso do serviço é efetivada por página processada. Segundo Paulo Tadeu, a economia é de 80% nos gastos com a operação.
Leia também:
CNPq e MCTI anunciam reajuste das bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora