Rede 5G completa um ano com mais de 10 milhões de usuários

Confira quais operadores de 5G são mais eficientes em velocidade de conexão, cobertura e experiência com voz e jogos.
5G
Telefonia móvel 5G

Em rápida expansão, a rede 5G completa um ano de operação no Brasil nesta quinta-feira (6) com disponibilidade superior às metas fixadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia supera os 10 milhões de usuários e atende a mais de 150 cidades.

Segundo levantamento da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e conectividade, o 5G atingiu a marca de 10 milhões de usuários 11 meses após o lançamento, enquanto a rede 4G alcançou o mesmo número em 26 meses.

- Publicidade -

Em relação aos locais atendidos, as operadoras já instalaram o sinal 5G em todas as capitais, todas as cidades com mais de 500 mil habitantes e em metade das cidades com mais de 200 mil habitantes, segundo a Conexis Brasil Digital. Os números estão bastante superiores às metas estabelecidas pela Anatel.

O edital da agência reguladora para o leilão 5G obrigava a instalação da tecnologia em todas as capitais até setembro do ano passado com cerca de uma antena para cada 100 mil habitantes. As etapas seguintes são a oferta em todas as cidades acima de 500 mil habitantes até julho de 2025 e em todas as localidades com mais de 200 mil habitantes até julho de 2026.

Desafios do 5G

Segundo a Conexis Brasil Digital, um dos motivos para a rápida expansão da rede 5G foi o fato de o leilão privilegiar os investimentos na instalação e expansão da tecnologia, em vez de concentrar-se apenas em quem pagaria o maior valor. Apesar da rápida expansão, a entidade cita desafios, como legislações municipais desatualizadas que atrasam ou impedem a instalação de mais antenas.

- Publicidade -

Conforme levantamento do projeto Conecte 5G, criados pelas prestadoras associadas à Conexis, das 155 cidades com mais de 200 mil habitantes – incluindo as capitais – metade delas, 77, tem leis desfavoráveis ou não tem legislação específica para a instalação de antenas; 54 dessas cidades têm leis de antenas favoráveis para a expansão do 5G; e 24 têm legislação específica, mas que ainda demandam ajustes para ter mais aderência à Lei Geral de Antenas.

A tecnologia 5G tem uma vantagem em relação às redes anteriores, ao exigir a utilização de antenas pequenas, que dispensam torres e podem ser instaladas na fachada de prédios e até em postes e semáforos, sem interferir na paisagem urbana. No entanto, por ter frequência mais alta e comprimento de onda menor, a rede exige a instalação de mais antenas que os outros tipos de sinais.

De acordo com o projeto Conecte 5G, o avanço do 5G que vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G. As operadoras pedem regras mais claras e licenciamentos mais ágeis para manter a velocidade de expansão da tecnologia.

Operadoras do 5G

De acordo com o último levantamento da consultoria em telecomunicações OpenSignal, as velocidades de download e a cobertura tiveram um aumento significativo. VivoTIM e Claro lideram em diferentes quesitos. O relatório de janeiro de 2023 da OpenSignal leva em consideração dados coletados entre 1º de setembro e 29 de novembro de 2022.

De acordo com os dados, a Vivo tem o 5G mais veloz, sendo líder neste quesito, com uma média de 390,9 Mbps. Para se ter uma ideia do isso representa é preciso observar o relatório anterior, de julho de 2022 . Na ocasião, Claro e TIM dividiam a liderança, mas com velocidades bem menores, de 51,6 e 54,3 Mbps, respectivamente. Vivo alcançava apenas 39,8 Mbps. Em seis meses, a operadora deu um salto de 10 vezes na sua conexão. A cobertura da Vivo já alcança 109 municípios em todo o País e  40% da população urbana. No Nordeste, 22 municípios já contam com a cobertura 5G da Vivo.

Segundo o relatório, a TIM conta com a melhor cobertura, embora, na ocasião da pesquisa, as três operadoras ofereciam pouca disponibilidade de sinal. Para fazer a medição, a OpenSignal quis saber quantos tempo os celulares ficavam conectados ao 5G. A TIM teve o melhor número, com 11,4%, seguida pela Vivo (7,1%) e pela Claro (6,5%).

Segundo o relatório, a Claro lidera no quesito melhor experiência: jogos e voz. Em jogos, a consultoria avalia latência e estabilidade da conexão, dando uma pontuação de 0 a 100. A Claro teve 82,5 pontos, seguida da Vivo (80,3) e da TIM (78,8). Em voz, a qualidade de chamadas em apps como o WhatsApp é avaliada. Mais uma vez, deu Claro, com 82,5 pontos. Vivo (81,2) e TIM (80,7) vieram na sequência.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também:

Ceplan e Planisa discutem impacto da reforma tributária sobre setor produtivo na Fiepe

Lula libera R$ 2,1 bilhões em emendas para aprovar projetos da área econômica

Segundo Lira, votação da reforma tributária deve acontecer nesta quinta
Relator confirma mudança em três pontos da reforma tributária

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -