Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Programa de incentivo à inovação busca startups que atuam na tecnologia 5G

Podem participar startups que tenham soluções voltadas para clientes corporativos que utilizam a tecnologia 5G ou queiram migrar para ela
Da Redação ME
Da Redação ME
redacao@movimentoeconomico.com.br
5G
As startups interessadas devem inscrever-se até o próximo dia 7 de dezembro. Foto: Marcello Casal JR – ABR

O Brain, centro de inovação em negócios digitais, fundado pela Algar Telecom, está com inscrições abertas para seu programa de inovação “Brain Open”, que, nesta edição, tem o tema “Aceleração 5G”. O objetivo é selecionar startups que tenham soluções voltadas para clientes do segmento Corporativo (B2B) que utilizam a tecnologia do 5G ou queiram migrar para ela. A oportunidade terá três frentes principais: indústria 4.0, eficiência operacional e soluções B2B que sejam potencializadas pelo 5G.

“Especificamente nessa edição, o Brain Open quer trazer startups que já estejam atuando com soluções e aplicações 5G, ou que podem com esta nova tecnologia ganhar mais escala, o que reforça nosso foco em inovação aplicada a resultados e a resolver dores dos nossos clientes”, explica Zaima Milazzo, diretora de inovação da Algar Telecom e presidente do Brain.

Até 2025, o 5G movimentará cerca de US$ 25 bilhões só no Brasil, considerando somente tecnologias como Cloud, Big Data & Analytics, IA, Segurança, AR/VR, IoT e Robotics. Apenas este ano, no Brasil, cerca de US$1,6 bilhão foi investido em soluções de IoT, um crescimento de 17,6% em relação a 2021. Os dados da IDC – International Data Corporation – demonstram o impacto que estas tecnologias têm e terão no mercado, reforçando a importância de centros de inovação como o Brain.

Podem participar do programa as startups brasileiras que estejam, no mínimo, em fase de tração, com clientes ativos e que apresentem alguma solução. As inscrições terminam no dia 07 de dezembro e podem ser feitas no site do programa.

Por meio dos programas de Open Innovation da Algar Telecom e do Brain, nos últimos 5 anos foram atraídas mais de 1.000 startups. Desse total, foram selecionadas 92 com potencial de desenvolvimento de oportunidades. Entre essas, 19 já tiveram produtos lançados.

- Publicidade -

Sobre o Brain

O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP, Recife/PE e Lisboa (Portugal). Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em Internet of Things (IoT), Digital, 5G e Cloud/Edge Computing, para as verticais de negócios de Agronegócios e Farming, Indústria 4.0, Saúde, Small Medium Business e Smart Spaces. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas.

Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e, para a execução das novas soluções, o Centro de Inovação utiliza o framework Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, que oferece soluções de Telecom e TI para clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celulares, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar tem 68 anos de mercado. Com mais de 4,5 mil associados, possui uma rede de 119 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal.

Leia também: Recife ganha cobertura total do 5G da TIM

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -