Fortaleza, Recife e Natal amanhecem com 5G ativado

A tecnologia 5G de telefonia móvel começa a funcionar hoje em três capitais: Fortaleza, Natal e Recife. Pelas regras em vigor, até o dia 28 de novembro as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 63 estações de 5G ativadas no Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza. O conselho diretor da Anatel […]

A tecnologia 5G de telefonia móvel começa a funcionar hoje em três capitais: Fortaleza, Natal e Recife. Pelas regras em vigor, até o dia 28 de novembro as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 63 estações de 5G ativadas no Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza.

O conselho diretor da Anatel já havia aprovado, no mês passado, a prorrogação para 28 de outubro da liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz, que é a que garante as maiores potencialidades da quinta geração, nas demais capitais. 

- Publicidade -
5G
Foto: Pixabay

Segundo a agência, a medida foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Apesar disso, o Gaispi poderá antecipar a data de ativação. 

Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. 

TV

- Publicidade -

Quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências com essa faixa de frequência de 3,5 GHz.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento. Informações podem ser obtidas na página do Siga Antenado, mantido pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).  

Quinta geração

Mais nova geração da internet móvel, a tecnologia 5G oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. Além disso, o sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados.

Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão, além de estar na área de cobertura da operadora. Até o momento, a Anatel já certificou e homologou 83 modelos de aparelhos celulares para receber o sinal 5G. A lista está disponível no site da agência.

Operadoras

A Vivo informou que sua rede 5G, a partir da frequência 3,5Ghz, nas três capitais contempla alguns bairros, outros entrarão nas próximas semanas, e a empresa já atua também na ampliação para outras regiões das cidades. Os bairros atendidos pela operadora em Fortaleza são Aldeota e Meireles; no Recife, Boa Viagem; Em Natal: Ponta Negra, Tiro, Lagoa Seca e Barro.

O 5G da Vivo está disponível para todos os clientes da empresa. Para acessar, é preciso possuir um aparelho compatível – a Vivo conta com 50 modelos em seu portfólio – e estar dentro da área de cobertura, sem tarifação extra pelo acesso. Atualmente, a Vivo tem em sua base cerca de três milhões de clientes (B2C) com aparelhos compatíveis 5G.

Com a nova rede, neste primeiro momento, os clientes terão uma navegação ainda mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdos multimídia ou nos jogos online de alta resolução, por exemplo. A experiência de velocidade do usuário será até dez vezes mais rápida que o 4G. Espera-se que a nova tecnologia realize download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.

“O 5G já é uma realidade para aqueles que possuem um smartphone que permita a conexão na quinta geração. De forma geral, a rede 5G traz benefícios imediatos aos consumidores a partir de uma internet móvel de ultravelocidade, abrindo espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial. Com a infraestrutura 5G em sua máxima potência, abrimos um mundo de possibilidades para clientes e sociedade em geral”, destaca a diretora regional da Vivo, Karina Tenório. “Estamos pronto para tirar todas as dúvidas dos nossos clientes em cada uma das nossas 7 lojas no Recife”, completou.

Standalone

A TIM anunciou que o início da operação na capital conta com a ativação de duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G. A novidade chega inicialmente a 19 bairros da capital pernambucana (Boa Viagem, Casa Forte, Torre, Parnamirim, Alto Santa Terezinha, Várzea, Casa Amarela, Morro da Conceição, Pina, Apipucos, Soledade, Tamarineira, Derby, Torrões, Graças, Zumbi, Madalena, Macaxeira e Aflitos). E a meta da TIM é abranger todos os bairros do Recife com o 5G SA até o final deste ano.

A TIM foi a única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone, permitindo que o Brasil se beneficiasse da tecnologia 5G mais arrojada e de excelência mundial, caracterizada pela baixíssima latência e altas velocidades. A chegada da nova rede no Nordeste é estratégica para a companhia. “Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Hoje temos a maior cobertura 4G do Nordeste e vamos ter a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo, nesse momento, mais que o dobro da cobertura mínima exigida”, destaca Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste.

A ativação da nova tecnologia no Recife faz parte de uma ampla jornada da companhia que preparou o ecossistema brasileiro para a chegada do 5G e contou, inclusive, com importantes iniciativas em Pernambuco. O Estado foi palco de projetos experimentais como o lançamento, no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, do primeiro piloto 5G standalone para indústria automobilística no Brasil, aplicado ao ambiente industrial por meio de uma rede que utiliza inteligência artificial e cloud computing de forma inédita. O projeto implantado está integrado ao chão de fábrica e aplicado à manufatura, assegurando a conformidade da identificação dos veículos de acordo com sua versão e acessórios, trazendo ganhos de qualidade nos processos de montagem subsequentes.

Bairros onde a TIM está pronta para ativar o 5G no Recife: Aflitos, Alto Santa Terezinha, Apipucos, Boa Viagem, Casa Amarela, Casa Forte, Derby, Graças, Macaxeira, Madalena, Morro da Conceição, Parnamirim, Pina, Soledade, Tamarineira, Torre, Torrões, Várzea, Zumbi.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -