A Tim escolheu o Recife como a quarta capital do país a receber cobertura total da tecnologia 5 G. As outras três são Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O anúncio foi dado nesta quinta-feira (10) pelo CEO da Tim Brasil, Alberto Grizelli, no Recife, em coletiva de imprensa. “O Recife é muito relevante para a TIM, tanto no contexto regional, quanto nacional. Temos aqui a sede da companhia no Nordeste, parte relevante da nossa base de clientes e parceiros muito importantes para a nossa operação”, declarou o CEO, explicando o esforço “para que o sinal do 5G puro estivesse disponível o mais rápido possível em todas as regiões da cidade”.
Com a instalação de 110 antenas no Recife, conectadas com fibra óptica e backhaul de alta capacidade, a TIM vem atingindo velocidades com taxas acima de 1 Gbps, além da cobertura do 5G nos 94 bairros da cidade. Até o final do ano a meta é instalar 165 antenas no Recife, superando em oito vezes o número obrigatório exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A expansão para outras regiões de Pernambuco, segundo o vice-presidente de Tecnologia da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, depende do cronograma da Anatel para o próximo ano e ainda está em discussão. “Precisamos ter liberação do espectro pela Anatel para podermos operar. O que era obrigatório no primeiro ano já cumprimos e ainda antecipamos o que era para o segundo ano. Agora é aguardar o cronograma”, explicou Capdeville.
Sem detalhar o valor investido pela operadora na tecnologia 5G Alberto Grizelli adiantou que fechará 2022 com R$ 4,8 bilhões em investimentos no Brasil. A previsão entre 2022 e 2024 é investir R$14 bilhões no país, onde a empresa assume a liderança em 5G e ganha mais espaço neste crescente mercado.
Isso porque o 5G vem atender à demanda de diversos segmentos da economia e a TIM vem marcando presença em alguns deles como o Agronegócio, que já tem 12 milhões de hectares no país com cobertura 4G da TIM.
A operadora vem ampliando também parcerias com setores estratégicos como o portuário, e foi escolhida, junto com a Nokia, pela Brasil Terminal Portuário (BTP), a concessionária que administra o Porto de Santos, para instalar e operar uma rede privativa 5G no terminal de contêineres – a primeira da América Latina. A tecnologia vai aumentar a automação dos equipamentos, como guindastes, e permitir o monitoramento remoto do maior porto do Brasil, que se tornará, de fato, um porto com tecnologia embarcada para aumentar sua produtividade.
Após o anúncio, no final de outubro passado, a TIM vem recebendo contatos de portos de todo o Brasil, mas Grizelli não confirmou se os portos de Suape, em Pernambuco, e do Pecém, no Ceará, que tem investido em tecnologias, estão entre eles. “Só podemos falar com contratos assinados”, afirmou o CEO.
5G para a sociedade e os negócios
Diversas possibilidades de uso da tecnologia 5G começam a ser testadas pela TIM nas capitais, como em Curitiba, na área de transportes. Os ônibus da cidade estão sendo monitorados por câmeras que podem mostrar em tempo real tudo o que está acontecendo, trazendo mais segurança para a população. Em Pernambuco, a TIM iniciou uma parceria com a Stellantis, em Goiana, aprimorando o trabalho na fábrica de automóveis, e muitas outros avanços podem vir com a nova tecnologia.
No final do evento, o prefeito do Recife, acompanhado por secretários e a cônsul da Italia no Recife, Nicoletta Fioroni, veio felicitar os executivos da TIM e se colocou à disposição para ajudar. “O Recife mais uma vez ganha em competitividade e mais qualidade para seus serviços. É a única capital do Nordeste com o 5G em toda a cidade. A TIM escolheu Recife porque temos uma normatização atualizada, vimos a legislação do 5G e o processo de concessão avançando no Brasil e criamos um decreto de regulamentação, que traz segurança jurídica”, afirmou João Campos.
Como resultado, ele falou de um projeto que vem sendo executado para a população com a tecnologia 4 G e que pode ir ainda mais longe. “O grande diferencial do 5G é sua a capacidade para a Internet das Coisas. Temos um projeto para chegar a 50 mil pontos de telegestão de iluminação pública, controlamos a iluminação em 10 mil pontos e podemos avançar para outras áreas”, declarou o prefeito.
Leia também:
João Pessoa é uma das 10 cidades mais preparadas para o 5G
Stellantis, TIM e Accenture desenvolvem piloto de 5G inédito em planta de Pernambuco