quinta-feira, 18/04/2024

Jovens empresários criam soluções para reduzir custos e tornar indústria têxtil mais eficiente

Têxteis e Moda presta consultoria especializada em tecidos, enquanto Etiqueta Certa ajuda confecções a seguirem as normas brasileiras de etiquetagem

Por Juliana Cavalcanti

Num mundo extremamente competitivo e globalizado, aliar soluções criativas e eficientes para poupar custos e evitar desperdício não é apenas uma questão de economia, mas também torna-se um adicional quando se pensa na conservação ambiental. Na indústria têxtil, muitas vezes, soluções aparentemente simples, acabam poupando dor de cabeça e recursos para as empresas.

- Publicidade -

Às vezes a ‘mágica’ vem do aprendizado, de entender melhor as matérias-primas e como utilizá-las. Daí surgiu a ideia da Têxteis e Moda – da empresária e consultora Débora Fontes, bacharel em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Débora Brito levou a proposta da Têxteis e Moda para a 5ª edição da feira Agreste Tex, em Caruaru/Foto: Alex Matos/Agreste Tex/Divulgação

Débora ajuda quem atua com moda e confecções a ter um melhor aproveitamento dos tecidos para os modelos desenhados – considerando questões como a diferença entre as fibras, o caimento esperado para cada peça desenhada, o conforto e o uso. A consultoria já alcançou cerca de 300 empreendedores – pequenos, médios e grandes empreendimentos também. A empresa atende desde pessoas com confecções pequenas e familiares (até mesmo produções mais caseiras) a profissionais da área de moda, estilismo e engenharia têxtil.

“Conhecer sobre tecidos, fibras, cortes, caimentos ajuda a evitar perdas, como por exemplo as peças com defeito. Muitos defeitos são decorrentes de o tecido escolhido não ser o mais adequado para a peça idealizada. O material escolhido também influencia o custo, o processo de produção e a agilidade da confecção”, explica Débora Fontes – que já atendeu pessoas e empresas do Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo, Pernambuco e Paraíba.

- Publicidade -

Um dos clientes da Têxteis e Moda é a Riachuelo de Natal/RN. “Treinamos a equipe de modelagem e com isso a marca conseguiu diminuir o número de peças com defeito”, acrescenta a empresária. A estilista Débora Fontes também é professora, com 15 anos de experiência, e oferece cursos online, com aulas práticas e sensoriais, para quem deseja conhecer mais sobre o universo dos tecidos e suas aplicações.

Etiqueta Certa com a informação correta e evita prejuízo com multas

Outra ideia inovadora que ajuda a indústria de confecções a se adequar à legislação brasileira e a poupar com eventuais autuações e multas é a Etiqueta Certa – startup criada pelas empresárias Karine Liotino e Mariana Amaral. Elas desenvolveram um sistema totalmente online e exclusivo para criar layouts de etiquetas de composição para produtos têxteis e de vestuário.

O software funciona de forma simples e faz com que as empresas atendam à regulamentação de etiquetagem brasileira, evitando retrabalho e prejuízos, a medida em que bloqueia quaisquer erros que possam ser cometidos na criação das etiquetas.

Mariana Amaral e a sócia, Karine Liontino, tiveram a ideia da Etiqueta Certa após pesquisarem que problemas a indústria de confecções enfrentava e poderia ser solucionado com uma inovação/Foto: Cristiano Brito/Agreste Tex/Divulgação

“As etiquetas de produtos têxteis precisam seguir uma norma estipulada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que é fiscalizada pelo InMetro. A Etiqueta Certa oferece um layout que segue exatamente essas normas e evita que as indústrias e confecções sejam autuadas, sujeitas a multas de R$ 150 a R$ 1,5 milhão”, detalha Anderson Vaz, gerente da empresa.

O aplicativo surgiu depois de Karine Liotino e Mariana Amaral viajarem para o Vale do Silício. Quando voltaram ao Brasil, elas se perguntaram quais eram os problemas da indústria têxtil e de confecções e uma das respostas mais comuns foi a etiquetagem dos produtos.

Segundo Vaz, a clientela é extensa e conta com marcas como Cavalera, Papi, Liquido, Loghaus, Stance; até Confecções Private Label fornecedoras de marcas varejistas como Reserva, Pernambucanas, Renner, Havan, Le Lis Blanc, Dudalina e Brooksfield.

“Temos exemplos de clientes que nos procuraram depois de serem autuados e sofrerem multas por conta de informações aparentemente sem importância, mas que não estavam nas etiquetas. Num dos casos, estava escrito ‘Produzido na China’, quando o correto é ‘Feito na China’. Esse erro resultou numa multa de R$ 10.800. No outro caso, a composição do tecido estava incorreta e nos testes os fiscais descobriram que a informação estava trocada – o que é importante, porque altera, condições de lavagem, secagem, entre outras. Neste caso, a multa foi de R$ 150 mil”, lembra Anderson Vaz.

Ele destaca que o aplicativo conta com consultoria na venda e no pós-venda – incluindo treinamento e suporte – que os valores vão de R$ 299 (para 1 usuário) a R$ 599.


Leia também – Indústria têxtil preocupada com a sustentabilidade e a conservação ambiental

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -