terça-feira, 16/04/2024

Startup ‘ensinou’ Alexa a interagir com trabalhadores do Polo Têxtil de Pernambuco

Ideia surgiu após empresário perceber que desigualdade social prejudicaria aceitação do software para administrar lavanderias

Com 30 anos de experiência no setor de Tecnologia da Informação, Eduardo Henrique Rafael trabalhou no segmento de supermercados no Agreste pernambucano durante muitos anos, até que em 2013 enxergou um nicho de mercado para desenvolver um sistema de gestão para lavanderias do Polo Têxtil e de Confecções da região – cujas principais cidades são Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

TOP TI – startup de Caruaru, no Agreste de PE, criou software de gestão de lavanderias e tinturarias que controla todas as etapas da indústria e pode ser usado por pessoas com dificuldade de escrita e leitura, atravé de comandos de voz/Foto: Pixabay

A proposta de Rafael com a TOP TI Sistemas é oferecer um sistema de gestão para as lavanderias de jeans, otimizando processos e gerenciando todas as etapas das empresas. A ferramenta, que já é utilizada por diversas lavanderias da região – é adaptável para grandes estruturas e também para as pequenas e informais.

- Publicidade -

Uma curiosidade no processo de criação do aplicativo é que no início – quando foi instalar a ferramenta nos primeiros clientes – Eduardo Rafael esbarrou na falta de escolaridade dos trabalhadores da região. Muitos, sem saber ler e escrever e também sem intimidade com tecnologias digitais, não conseguiam executar as tarefas supostamente simples que tornariam a administração das tinturarias mais eficiente.

“Quando percebi que na prática o meu sistema não seria tão eficaz, por conta de aspectos de desigualdade social e econômica da região, dei uma pausa na ideia para criar uma forma de resolver a questão, e a solução veio de ‘ensinar’ à [assistente virtual] Alexa os processos executados numa lavanderia – de uma forma que ela pudesse receber comandos por voz dos funcionários, sem que eles precisassem ler ou escrever; apenas ‘conversando’ com ela”, conta o diretor-presidente da TOP TI Sistemas.

A ideia deu muito certo. Eduardo Rafael acoplou a Alexa ao software de administração das lavanderias, que funciona interligado às máquinas de lavar jeans, tornando mais eficientes todos os procedimentos exigidos na linha de produção. A ferramenta também é conectada com a questão da acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (PNE) e pode ajudar na inserção no mercado de trabalho neste sentido também.

- Publicidade -

Parceiro da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), o software desenvolvido pela TOP TI Sistemas já está instalado em mais de 40 empresas do Agreste pernambucano e o empresário Eduardo Henrique Rafael espera que sua ideia alce voos maiores no Brasil e no exterior.


Leia também – Indústria têxtil preocupada com a sustentabilidade e a conservação ambiental

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -