Unimed Caruaru implanta Command Center MV para ter gestão baseada em algoritmos

A central de tecnologia é operada por um time de profissionais que acompanha, através de diversas telas, tudo que acontece no hospital Por Patrícia Raposo O município de Caruaru, no Agreste pernambucano, tornou-se o primeiro do Nordeste a ter um hospital que controla todos seus procedimentos de forma remota. Com tecnologia desenvolvida pela MV, empresa […]

A central de tecnologia é operada por um time de profissionais que acompanha, através de diversas telas, tudo que acontece no hospital

Por Patrícia Raposo

- Publicidade -

O município de Caruaru, no Agreste pernambucano, tornou-se o primeiro do Nordeste a ter um hospital que controla todos seus procedimentos de forma remota. Com tecnologia desenvolvida pela MV, empresa pernambucana líder em soluções tecnológicas para o setor de saúde na América Latina, a Unimed Caruaru implantou nesta semana o primeiro Command Center de Gestão em Saúde do Nordeste. O serviço é capaz de monitorar em tempo real todas as rotinas operacionais do hospital, o que tornará o atendimento mais rápido, assertivo e especializado para todos os usuários.

Pedro Melo, médico e diretor presidente da Unimed Caruaru, explica que agora a unidade terá controle total e absoluto de todos seus processos. “Seremos capazes de monitorar o paciente desde sua chegada até sua saída, assim como poderemos corrigir desvios e controlar a qualidade dos serviços prestados. O Command Center MV nos permitirá agilidade nas decisões”, explica o diretor.

O command center é uma central de tecnologia operada por um time de profissionais que acompanha, através de diversas telas, tudo que acontece no hospital. Com capacidade de prever, detectar, mitigar riscos e processos simultaneamente, o local reúne médicos, enfermeiros, especialistas em faturamento, em materiais, em controladoria e financeiro, que ficam na retaguarda, acompanhando, criando e apoiando os planos de ação estabelecidos pela instituição e, em caso de ocorrências inesperadas, realizam a comunicação imediata para que sejam tomadas as providências  necessárias no curto prazo.

- Publicidade -
Pedro Melo, diretor da Unimed Caruaru, e Paulo Magnus, presidente da MV, no Command Center MV/foto: Divulgação MV

A Unimed Caruaru já utilizava o sistema de gestão da MV, o SOUL MV, que reúne todos os processos necessários à administração hospitalar. Essa plataforma reúne um conjunto de soluções que otimizam o fluxo de dados entre os setores e integram todos os processos hospitalares, concedendo a quem o utiliza o status de hospital digital. Ele foi eleito por seis anos consecutivos o ERP (Enterprise Resource Planning) com o melhor Prontuário Eletrônico do Paciente da América Latina, pelo instituto norte-americano KLAS.

O Command Center integra a plataforma do SOUL MV e com a decisão de implantá-lo em suas instalações, a Unimed Caruaru passa a utilizar uma tecnologia baseada em algoritmos e inteligência robotizada.

“A Unimed Caruaru está à frente de seu tempo. Com Command Center MV, o hospital é capaz de monitorar todo sistema de saúde, e consegue, por exemplo, cruzar medicamentos com diagnósticos e garantir que a medicação prescrita seja dada no horário certo a todos pacientes”, explica Paulo Magnus, presidente da MV.

Segundo Paulo Magnus, o Command Center se configura num suporte inteligente e estratégico. “Com o nosso serviço é possível alertar o gestor a respeito de pacientes com permanência acima do previsto, pacientes de longa permanência e, inclusive, pacientes com riscos assistenciais. Com uma infinidade de dados, os profissionais da Unimed Caruaru terão alertas de todos os setores estratégicos que promovam mais segurança e qualidade em saúde”, afirma.   

Não ocorre interferência da MV na operação. “A responsável pela rotina e decisões é a própria instituição.  A Unimed Caruaru terá autonomia na condução dos seus serviços. A partir de padrões de eficiência e tecnologia, nosso papel é monitorar as informações que o SOUL MV registra e atuar por meio de alertas para o alcance de sucesso. Queremos auxiliá-lo na conquista de alta performance com acertos na gestão”, completa Paulo Magnus.

“Com o Command Center MV, a expectativa é que nossa instituição atinja em breve um patamar de excelência em gestão”, diz Pedro Melo.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -