A Heineken investiu R$ 8 milhões num centro de beneficiamento do vidro que foi inaugurado em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O empreendimento foi implantado em parceria com a Ambipar. A solenidade marcando a inauguração desta unidade ocorreu nesta quarta-feira (06) com diretores da cervejeira, a governadora Raquel Lyra e parte da sua equipe no Palácio do Campo das Princesas.
O empreendimento vai gerar 60 empregos (diretos e indiretos) e integrar dez cooperativas de reciclagem do Recife, que contam com a colaboração de 300 catadores. O centro de beneficiamento vai processar 25 mil toneladas de vidro anuais, recebendo as embalagens pós-consumo. Lá, será feita a triagem, a trituração dos cacos e e o beneficiamento do material. Além de beneficiar o meio ambiente, a reciclagem do vidro contribui para as empresas economizarem energia.
Em parceria com a Ambipar, a unidade atuará também na venda do material à indústria vidreira, gerando renda. As empresas vidreiras que comprarem o material vão fornecer às garrafas à Heineken, gerando um ciclo de economia circular. O centro de reciclagem funciona no espaço já ocupado pela Ambipar com 14 mil metros quadrados de área operacional. Isso corresponde a mais de 11 piscinas olímpicas. O próximo Estado a sediar um hub de reciclagem pela empresa será a Bahia ainda em 2024.
“Em tempos de mudança climática, trabalhar a economia circular é uma estratégia fundamental para permitir a sobrevivência do nosso planeta. Iniciativas como essa merecem ser replicadas. Acreditamos muito no poder da união com a iniciativa privada, poder público e organizações sociais para permitir que o nosso Estado possa crescer , afirmou a governadora Raquel Lyra (PSDB).
A iniciativa pretende instalar ponto de coletas em grandes condomínios residenciais para coletar a matéria-prima e também vai fazer parcerias com estabelecimentos comerciais.
A atuação da Heineken em Pernambuco
No ano passado, o Grupo Heineken investiu R$ 1,2 bilhão na planta da empresa em Igarassu para aumentar o seu portfólio mainstream puro malte, principalmente com Amstel. Depois disso, surgiu a necessidade ainda maior de captação, tratamento e logística reversa do vidro. “A ideia é cobrir áreas em que a coleta de vidro é praticamente inexistente. Acreditamos que aproximando a logística e gerando demanda pelo material nessas regiões, conseguiremos ter um custo menor e, consequentemente, uma remuneração melhor para quem está na ponta dessa cadeia de valor: os catadores”, contou o vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken, Mauro Homem.
Segundo o head de Pós-consumo da Ambipar, Felipe Cury, há uma grande oportunidade. “De um lado, há o potencial de promover a educação ambiental e melhorar a cadeia de reciclagem do vidro. Do outro, a chance de gerar renda e oferecer condições de trabalho dignas para os trabalhadores da reciclagem”, comentou, acrescentando que “estamos animados por contar com uma marca como a Heineken para unir forças em prol de um futuro mais sustentável”.
Quem é o Grupo Heineken
O Grupo Heineken é uma subsidiária da Heineken NV, a maior cervejaria da Europa. A companhia está no Brasil desde maio de 2010 depois que comprou a divisão de cerveja do Grupo Femsa. É o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O conglomerado gera mais de 13 mil empregos e tem 13 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e começou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos, em Minas Gerais.
A multinacional é dona das marcas Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Sol Zero, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes, entre outras, incluindo bebidas não alcoolicas como Viva Schin, Skinka e Água Schin.
Já a Ambipar é uma multinacional brasileira líder global em soluções ambientais, atuando em projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental, estando presente em 40 países e com mais de 20 mil colaboradores.
Leia também
Raquel Lyra celebra investimento de R$ 1,2 bilhão do Grupo Heineken
ISI-TICs e Fast Solutions criam projetos inovadores para braço da Heineken em Pernambuco