ISI-TICs e Fast Solutions criam projetos inovadores para braço da Heineken em Pernambuco

Por Samuel Santos O acordo nasceu de um desafio lançado pela Heineken no Desenvolve.Ai, programa de inovação aberta criado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e Porto Digital para conectar o ecossistema de inovação pernambucano, startups de todo o Brasil e empresas industriais beneficiárias de programas de incentivo fiscal. O Instituto SENAI de […]

Por Samuel Santos

- Publicidade -

O acordo nasceu de um desafio lançado pela Heineken no Desenvolve.Ai, programa de inovação aberta criado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e Porto Digital para conectar o ecossistema de inovação pernambucano, startups de todo o Brasil e empresas industriais beneficiárias de programas de incentivo fiscal.

O Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) venceu dois dos três desafios propostos pela cervejaria e está tocando-os em parceria com a startup paulista Fast Solutions. A execução dos projetos, orçados em aproximadamente R$ 500 mil, teve início em dezembro do ano passado e seguirá até o fim deste semestre.

As duas soluções em execução estão ligadas à automação de processos na área corporativa do grupo. O primeiro deles, batizado de “Forecast Management System”, utilizará a tecnologia machine learning para analisar dados e gerar previsões sobre o volume de produção e de vendas da empresa. “Vamos usar dados e algoritmos inteligentes para gerar um volume do ciclo de vendas e planejamento operacional, isto é, fazer projeções de volumes e datas de produção com foco nas vendas para reduzir erros numa ação que hoje é tipicamente manual, explica o gerente de Negócios do ISI-TICs, Ernani Azevedo.

- Publicidade -
Heineken: desafios e inovação/Foto: Divulgação

O segundo desafio foi batizado “Omnilogsafe” e tem como foco identificar possíveis falhas operacionais e indícios de fraude que estejam gerando perdas financeiras no processo de distribuição. “A ideia aqui é melhorar o controle financeiro das operações de logística, ou seja, processar dados e, usando algoritmos inteligentes, identificar ineficiências operacionais e localizar indício de fraudes”, aponta.

Na equipe formada por profissionais da ISI-TICs e Fast Solutions, há especialistas em ciência de dados, inteligência artificial, aprendizagem de máquina, plataformas de nuvem e processos industriais. Esta é a primeira vez que a startup paulistana atua junto à indústria de bebidas, embora já tenha desenvolvido soluções similares para empresas de telecomunicações e bancos. “Atuar em parceria com o ISI-TICs fortalece o aprendizado contínuo no emprego das melhores tecnologias e, também, a possibilidade de escala de nossas soluções e tecnologias para a indústria nacional”, pontuam os heads de Inovação e Tecnologia da Fast Solutions, Wedisley Teles e Cesar Kazushi, respectivamente.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -