Os deputados estaduais Waldemar Borges, Mário Ricardo e Lula Cabral estiveram no Consulado da China, nesta quinta-feira (14), para convidar oficialmente a nova cônsul-geral da República Popular da China no Nordeste, Lan Heping, e o vice-cônsul He Yongwei para a instalação da Frente Parlamentar Pernambuco-China, que será realizada no dia 09 de abril, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A visita também contou com a presença de Gabriel Bechara, que está dando um apoio institucional à Frente e é secretário do Fórum de Desenvolvimento Pernambuco-China e coordenador do Conexão Nordeste-China.
A Frente Parlamentar Pernambuco-China objetiva ser um instrumento para articulação de novos investimentos e parcerias, além de promover a interlocução junto aos agentes da agenda bilateral, tanto da iniciativa pública quanto da privada, para potencializar e diversificar o desenvolvimento econômico do estado de Pernambuco.
Os deputados deram as boas-vindas à nova cônsul, que chegou ao Recife no último mês de fevereiro. “É uma alegria recebê-la em nosso estado. Entendemos que há um espaço muito grande para ser preenchido nessa relação da China com o Nordeste e com Pernambuco. Queremos ocupar esse espaço para estreitar nossas relações. Há muito o que ser feito nas áreas tecnológica, cultural, empresarial, comercial e educacional. Queremos que seja uma frente de trabalho para produzir bons frutos para Pernambuco e para a China”, disse o coordenador do colegiado, Waldemar Borges.
Lan Heping revelou que os deputados eram os primeiros convidados que ela recebia no consulado depois de sua chegada. “É uma honra para mim assumir o consulado e aceito o convite para testemunhar a instalação da Frente Parlamentar Pernambuco-China, que será tão importante para promover essa relação bilateral. Valorizo muito esse laço entre o Brasil e a China, que este ano completa 50 anos de relações diplomáticas, sendo então uma ótima oportunidade para firmar os intercâmbios nas áreas mencionadas e um momento muito importante para criação da Frente”, ressaltou. A cônsul falou que também gostaria de reforçar o intercâmbio legislativo com Pernambuco. “No futuro podemos fortificar as comunicações legislativas com os governos provinciais da China”, reforçou.
Ao final do encontro, os deputados entregaram uma placa com o Voto de Congratulações que a Alepe aprovou por unanimidade para Lan Heping e He Yongwei por terem sido designados como cônsul e o vice-cônsul da República Popular da China no Recife. Na ocasião, os parlamentares também entregaram um kit com alguns itens do artesanato e da culinária pernambucana.
Leia também:
Raquel Lyra entra no clima eleitoral com presença de Marconi Perillo
União Brasil abre processo contra afastamento de Bivar
Defesa de Rueda pedirá investigação contra Bivar no STF. Raquel Lyra promete investigações em PE
Casas da família Rueda, presidente do União Brasil, são incendiadas
Waldemar Borges propõe eleição direta para administrador de Fernando de Noronha