Pré-candidatura de Túlio Gadêlha a prefeito do Recife gera conflito com PSOL, de Dani Portela

Túlio Gadêlha insiste em levar sua candidatura nas eleições recifenses, pelo menos, até a definição das convenções partidárias, que acontecem entre 20 de julho e 5 de agosto
A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) participará de ato da Rede que vai lançar o deputado federal Túlio Gadêlha a pré-candidatura a prefeito do Recife. Foto: Reprodução/ Facebook

O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) vai lançar a sua pré-candidatura a prefeito do Recife, neste sábado (2/3), com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fundadora do partido.

A colocação de Túlio Gadêlha está tornando público um verdadeiro atrito envolvendo a federação Rede e PSOL, que já lançou a pré-candidatura da deputada estadual Dani Portela na disputa pela Prefeitura do Recife. Ambos fariam oposição ao prefeito João Campos (PSB), que é candidato à reeleição e tem o favoritismo nas pesquisas de opinião.

A diferença está na capacidade de ampliar os apoios em torno de um das candidaturas. Correndo por fora, Túlio Gadêlha mantém uma boa relação junto à governadora Raquel Lyra (PSDB), de quem se espera o apoio direto a uma candidatura palaciana na capital pernambucana. Nos bastidores, o secretário de Turismo, Daniel Coelho, do Cidadania, seria o nome mais forte para desempenhar esse papel.

No entanto, o principal conflito de Túlio Gadêlha, inicialmente, deve ser dentro da própria federação. De acordo com o presidente municipal do PSOL, Thiago Carvalho, como o PSOL está federado com a Rede Sustentabilidade, a decisão da candidatura tem que ser tomada pelos dois partidos dentro da federação. Segundo o dirigente, Túlio Gadêlha tenta se postular para a disputa, no entanto, de acordo com as regras estatutárias da federação, a Rede não tem mais do que 30% da federação em Recife. Diante desse quadro, a deputada Dani Portela só não é candidata se o PSOL, partido que detém 70% do quadro decisório da federação, se o partido definir de forma diferente. No entanto, a partir da recente ratificação da pré-candidatura pelo diretório municipal da legenda, por unanimidade, essa posição está consolidada.

“Em respeito à Rede, o próximo passo será reunir a federação para encaminhar nossa pré candidatura majoritária e começar o debate sobre a composição da chapa majoritária e proporcional. O PSOL Recife segue todos os ritos internos, de forma responsável e republicana, na construção de um programa popular e de esquerda para o Recife. Nosso partido representa uma alternativa política à cidade e vamos mostrar isso em nossa chapa proporcional e na candidatura da companheira Dani Portela” reafirma o presidente.

Mesmo assim, Túlio Gadêlha insiste em levar sua candidatura nas eleições recifenses, pelo menos, até a definição das convenções partidárias, que acontecem entre 20 de julho e 5 de agosto.

Da mesma federação que o deputado Túlio Gadêlha (Rede), a deputada estadual Dani Portela (PSOL) já lançou a sua pré-candidatura a prefeita do Recife. Foto: Fran Silva/ Equipe Dani Portela

A deputada Dani Portela reafirmou sua condição de pré-candidata. “O que me motivou a entrar na política é o mesmo que me motiva a ser candidata a prefeita do Recife. A vontade de mudar a política e a vida das pessoas. Eu compreendo a política a partir da lição freireana. Se a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo, da mesma forma a política tem a capacidade de mudar as pessoas e mudar uma cidade. Nós podemos fazer uma cidade com menos desigualdades, podemos atender as necessidades do povo da periferia, garantir dignidade à juventude e segurança à velhice. Fazer uma cidade inclusiva para as pessoas com deficiência, uma cidade humana e plural para a população LGBTQIA+, uma cidade que garanta moradia, educação, saúde e mobilidade urbana. Tudo isso só depende de mudarmos as prioridades, para que tenhamos uma cidade comprometida com o bem-estar de todos e todas. E por isso que quero ser a primeira mulher negra a ser prefeita do Recife”, esclarece Dani Portela.

Túlio Gadêlha e Dani Portela pertencem a mesma federação partidária e sustentaram suas pré-candidaturas à Prefeitura do Recife. Foto: Divulgação

Leia também:
TSE vota regra para inteligência artificial nas eleições nesta terça
TRE-PE julga improcedente pedido de cassação do mandato de Jarbas Filho
Raquel Lyra discute ações do Novo PAC com ministro Jader Filho
Raquel Lyra e ministro reforçam parceria entre PE e Governo Lula
Garanhuns: PSB X PSDB terão confronto histórico nas eleições
Rui Costa e Raquel Lyra lançam Novo PAC nesta segunda no Recife
Novo PAC investe R$ 91 bilhões em PE
Silvio Costa anuncia Adriano do Posto para disputar prefeitura de Venturosa
Governo recebe deputados e marca dia para mesa geral de negociação

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -