Nesta sexta-feira (23/2), o presidente do PSDB em Pernambuco, Fred Loyo, recebeu o deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de Garanhuns, Izaías Régis. O encontro simbolizou o compromisso mútuo do partido e do parlamentar de trabalhar com força total nas eleições do município.
“Izaías é quadro muito importante dentro dos planos e da construção que o PSDB tem feito para as eleições municipais. É um político que fala com a experiência de quem foi prefeito por duas vezes, com aprovação exemplar e êxito nas gestões em que comandou”, destacou Fred Loyo.
Já o parlamentar tucano afirmou reforçou que está se sentindo mais acolhido do que nunca no partido.
“Mais uma vez fui muito bem recebido pelo meu presidente Fred Loyo na nossa sede do PSDB. Foi uma conversa bastante produtiva sobre política e sobre a campanha que se inicia daqui a alguns meses. O PSDB segue forte para disputar as eleições municipais deste ano, juntamente com seus aliados. O presidente Fred vem conduzindo muito bem todo o processo, realizando filiações importantes em todo o estado, o que fortalece o partido em Pernambuco e o palanque da governadora Raquel Lyra”, pontuou.
Eleições 2024
O município de Garanhuns, distante 230 quilômetros da capital pernambucana, é uma das cidades polo mais importantes do Agreste. Com 140.577 habitantes e 97.229 eleitores, Garanhuns promete um das mais acirradas eleições de sua própria história e também de Pernambuco.
No atual cenário, são duas as principais pré-candidaturas ao Palácio Celso Galvão:
De um lado, o prefeito Sivaldo Albino (PSB), que tentará a reeleição sem a presença do seu partido no comando do Palácio do Campo das Princesas, como aconteceu em 2020.
Do outro lado, o deputado estadual, Izaías Régis (PSDB), líder governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), correligionário da governadora Raquel Lyra, que já foi prefeito do município por dois mandatos (2013-2020), mas não conseguiu fazer o seu sucessor nas eleições de 2020 tenta voltar ao poder. Também nesta semana, o tucano já indicou quem será o vice na sua chapa, o médico Ulisses Pereira.
A disputa chegou até a esquentar os ânimos entre governistas e oposicionistas da Alepe. Izaías Régis criticou a gestão do atual prefeito de Garanhuns e o último governo do PSB, realizado pelo ex-governador Paulo Câmara.
“O PSB não tem jeito, não. Eles não aceitam o governo Raquel Lyra. Nós somos herdeiros de uma política de segurança pública péssima do governo Paulo Câmara”, afirmou Izaías Régis.
“Doutor Pereira é um grande profissional e uma figura humana ímpar. Tem vários serviços prestados à população de Garanhuns e vai somar muito ao nosso projeto de retirar Garanhuns desse atraso, das obras eleitoreiras, das diversas irregularidades e da compra, com dinheiro e cargos, de apoios. Nossa união é pra além da política, vem de uma amizade sincera e recíproca”, declarou o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Izaías Régis.
Sileno Guedes, por sua vez, respondeu no mesmo tom. “O PSB deseja que as coisas melhorem em nosso estado e nos municípios. É padrão do PSB consertar aquilo que recebe”, disse Sileno Guedes.
Esta disputa colocará no páreo político eleitoral as duas maiores forças políticas do estado de Pernambuco, o PSB, do prefeito do Recife, João Campos, contra o PSDB, da governadora Raquel Lyra. Possivelmente, Garanhuns também servirá de termômetro para um esperado confronto das urnas em 2026 entre João Campos e Raquel Lyra, caso o prefeito da capital seja reeleito no próximo pleito municipal de outubro.
Leia também:
Raquel Lyra discute ações do Novo PAC com ministro Jader Filho
Raquel Lyra e ministro reforçam parceria entre PE e Governo Lula
Garanhuns: PSB X PSDB terão confronto histórico nas eleições
Rui Costa e Raquel Lyra lançam Novo PAC nesta segunda no Recife
Novo PAC investe R$ 91 bilhões em PE
Silvio Costa anuncia Adriano do Posto para disputar prefeitura de Venturosa
Governo recebe deputados e marca dia para mesa geral de negociação