Dino e Gonet devem ser sabatinados na terceira semana de dezembro

As sabatinas e as votações das indicações de Flávio Dino para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e Paulo Gonet para chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR) devem ocorrer entre os dias 12 e 15 de dezembro, segundo previsão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Os nomes foram indicados nesta segunda-feira (27) pelo presidente […]
Segundo Pacheco, o objetivo é esgotar a análise de todas essas indicações antes do final do ano. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Segundo Pacheco, o objetivo é esgotar a análise de todas essas indicações antes do final do ano. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

As sabatinas e as votações das indicações de Flávio Dino para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e Paulo Gonet para chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR) devem ocorrer entre os dias 12 e 15 de dezembro, segundo previsão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Os nomes foram indicados nesta segunda-feira (27) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Estabelecemos um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 desse mês de dezembro com a presença física dos senadores, considerando que essa apreciação se dá por voto secreto”, afirmou. O presidente do Senado informou que não vai pautar a indicação na próxima semana porque muitos senadores estarão da Conferência do Clima, que ocorre nos Emirados Árabes Unidos, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

- Publicidade -

As indicações serão encaminhadas à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é o colegiado responsável por sabatinar e aprovar os nomes ao STF e à PGR. Uma vez aprovados na CCJ, os nomes serão apreciados pelo Plenário do Senado.

O presidente do Senado lembrou que a CCJ ainda precisa analisar indicações para o Banco Central, para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e para embaixadas. Segundo Pacheco, o objetivo é esgotar a análise de todas essas indicações antes do final do ano.

“Obviamente, não depende só da Presidência. Esse é um exercício coletivo que envolvem as comissões permanentes da Casa e também as lideranças. Nosso papel é a designações desse esforço concentrado entre os dias 12 e 15 para poder reservamos essa semana não só para apreciação dessas autoridades, mas também uma série de projetos que nós temos que apreciar”, ponderou.

- Publicidade -

Questionado como avalia a indicação do ministro Flávio Dino para vaga do STF, Pacheco apenas informou que essa é uma prerrogativa do presidente. “São prerrogativas do presidente da República e nos cabe agora fazer uma aferição dos requisitos que cada um desses indicados preenche e esse é um papel naturalmente da Comissão de Constituição e Justiça e depois do Plenário”, afirmou.

Vetos


Pacheco acrescentou que a sessão que deve analisar os vetos presidenciais marcada para esta quinta-feira (30) pode ser adiada para próxima semana. “Estamos avaliando como é que vai ser o quórum, sobretudo a evolução dos acordos relativamente aos vetos por parte do governo, por parte da oposição, das lideranças, para que tenhamos uma sessão do Congresso mais produtiva possível”, respondeu.

Entre os vetos que devem ser analisados pelo Congresso Nacional, estão os referentes ao projeto de lei do Marco Temporal, os que mudaram o projeto que altera as regras do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), além dos vetos ao novo Arcabouço Fiscal e o veto total ao projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.

Relatoria

O líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA) produzirá o relatório da sabatina de Gonet. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo Lula no Senado, será o relator da sabatina de Dino, no dia 13 de dezembro. Já o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA) produzirá o relatório da sabatina de Gonet. Ambos foram escolhidos pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da CCJ da Casa.

Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo Lula no Senado, será o relator da sabatina de Dino. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo Lula no Senado, será o relator da sabatina de Dino. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

*Com informações da Agência Brasil

Leia também:
Dueire visita obras do Aeroporto do Recife
Lula indica Flávio Dino para STF e Paulo Gonet à PGR
Haddad diz que desoneração da folha é inconstitucional
Lula retoma viagens internacionais na próxima semana
Barroso diz que alteração nas regras do STF não é necessária
Senado aprova PEC que limita decisões do STF
Governo adia para março mudança de regra sobre trabalho aos feriados
Olinda: Prefeito e vice-prefeito trocam acusações e antecipam clima eleitoral

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -