A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou ao lado da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), nesta quinta-feira (14/9), a ordem de serviço para as obras de revitalização do Aeroporto Santa Magalhães, no Sertão do Pajeú. A cerimônia contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania). As obras serão realizadas em parceria com o governo federal, através do Ministério de Portos e Aeroportos, comando pelo pernambucano Silvio Costa Filho, e Governo de Pernambuco. Os investimentos previstos são de R$ 14 milhões.
“Essa obra irá ampliar a capacidade do aeroporto de Serra Talhada, ligando o Sertão do Pajeú a todo o Estado e ao mundo. A aviação regional é um dos braços de logística que precisa ser fortalecido no nosso governo. Contamos com muita gente trabalhando para que esse momento pudesse acontecer. Quero agradecer à parceria do governo federal e à prefeita Márcia Conrado, que tem acreditado em tirar esse sonho do papel. Já temos recursos em caixa e licitação feita. Agora é acompanhar a obra para entregar à população”, destacou Raquel Lyra, que já havia antecipado a assinatura da OS depois da cerimônia de posse do ministro Silvio Costa Filho, na quarta-feira (13/9), em Brasília.
As obras do Aeroporto estão previstas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi lançado em Pernambuco na última segunda-feira (11/9). De acordo com o Governo Federal serão realizadas diversas intervenções no local, como um novo terminal de passageiros, sinalização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, estação meteorológica, cerca operacional e estacionamento de veículos, pátio e taxiway – faixa de pista que conecta às zonas de hangares.
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, afirmou que o incremento irá atrair mais oportunidades para toda a região. “Todos os serra-talhadenses sabem o quanto lutei por essa grande conquista, pois sabemos o quanto a reforma do Aeroporto vai impactar não somente em Serra Talhada, mas em toda região, contribuindo com o fluxo de passageiros e com o desenvolvimento econômico de nossa terra.
Essa obra é fruto de muitas idas à Brasília, onde articulamos o investimento por diversas vezes. E não poderia deixar de destacar a importância do nosso deputado federal Fernando Monteiro neste processo, além do ex-ministro Márcio França, do agora ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e de nossa governadora Raquel Lyra”, pontuou Márcia Conrado.
As obras irão possibilitar adequação na pista de pousos e decolagens, permitindo o deslocamento de aviões de maior porte no local. A previsão é de que o equipamento seja entregue em junho de 2024.
A readequação do espaço é fundamental para a atração de novos voos na região, recebendo aviões com a capacidade de transportar até 132 passageiros. Atualmente, o aeroporto conta com três frequências diárias de voos da Azul Linhas Aéreas em aviões Cessna Gran Caravan com capacidade para nove passageiros.
Estiveram presentes na solenidade de assinatura da ordem de serviço os secretários estaduais Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Túlio Vilaça (Casa Civil) e Hercílio Mamede (Casa Militar), e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira. Os deputados estaduais Luciano Duque e Kaio Maniçoba, o deputado federal Fernando Monteiro e os prefeitos de Flores, Marcones Santana, de Tabira, Nicinha Melo e de Calumbi, Joelson, também acompanharam o evento.
Leia também:
Lula cancela ida à Refinaria Abreu e Lima que aconteceria nesta sexta em PE
Lula vem a Pernambuco na sexta para retomada da Refinaria Abreu e Lima
Caminhada de Silvio Costa Filho até ministério teve início com defesa de seu pai à Dilma
STF aprova empréstimo consignado a beneficiários de programas sociais
Lula voltará a Pernambuco na retomada da Refinaria Abreu e Lima dia 25 de setembro