Caminhada de Silvio Costa Filho até ministério teve início com defesa de seu pai à Dilma

Silvio Costa, o pai, pode ser considerado aquele que deu a 'cara a tapa', uma das maiores exposições defendendo a presidenta que tinha a massa da opinião pública contra ela
Silvio Costa Filho será o quarto pernambucano no ministério do Governo Lula 3. Foto: Divulgação.
Silvio Costa Filho será o quarto pernambucano no ministério do Governo Lula 3. Foto: Divulgação.

Quem não lembra das arraigadas defesas do ex-deputado federal Silvio Costa à ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que sofreu impeachment devido às acusações de pedaladas fiscais. Eram tempos difíceis para os petistas, lulistas ou dilmistas.

O processo contra Dilma Rousseff teve início em 2 de dezembro de 2015, quando o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha deu prosseguimento ao pedido dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. Com uma duração de 273 dias, o caso se encerrou em 31 de agosto de 2016, tendo como resultado a cassação do mandato, mas sem a perda dos direitos políticos de Dilma.

À época, Silvio Costa pode ser considerado aquele que deu a ‘cara a tapa’, uma das maiores exposições defendendo a presidenta que tinha a massa da opinião pública contra ela. Silvio Costa chamou Eduardo Cunha de ‘cachorro morto’, exigiu defesa de Dilma no Senado, disse que a ex-presidente estava sendo torturada – o que realmente aconteceu no período da Ditadura Militar do Brasil (1964-1984).

A indicação de Silvio Costa Filho agradou Lula e uma ala do centrão que pende mais para o governo do que para oposição. Pode não ter satisfeito completamente o Republicanos, mas dentro das configurações de acomodação partidária serviu, por exemplo, para minizar os danos ao PSB, que precisou ceder o ministério de Portos e Aeroportos para Silvio Costa Filho em detrimento de um ministério ainda em construção, como o da Pequena e Média Empresa.

Ou seja, além de ter a aprovação do centrão, da base governista, de ter um histórico que o gabarita a exercer o cargo que vai ocupar, Silvio Costa Filho também é fruto da gratidão de Lula pelas defesas do seu pai à ex-presidenta Dilma Rousseff.

Silvio Costa Filho toma posse, nesta quarta-feira (13/9), às 15h, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com a presença de Lula. Ele será o quarto ministro pernambucano no Governo Lula 3, que já tem Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), André de Paula (Pesca) e José Múcio (Defesa).

Silvio Costa Filho vai assumir o ministério dos Portos e Aeroportos, com o aval do centrão e Lula, que tem gratidão pelo seu pai, o ex-deputado federal Silvio Costa. Foto: Divulgação.
Silvio Costa Filho vai assumir o ministério dos Portos e Aeroportos, com o aval do centrão e Lula, que tem gratidão pelo seu pai, o ex-deputado federal Silvio Costa. Foto: Divulgação.



Leia também:
STF aprova empréstimo consignado a beneficiários de programas sociais
Lula voltará a Pernambuco na retomada da Refinaria Abreu e Lima dia 25 de setembro
Rui Costa e Raquel Lyra lançam Novo PAC nesta segunda no Recife
Rui Costa vem ao Recife lançar Novo PAC junto com Raquel Lyra nesta segunda
Novo PAC investe R$ 91 bilhões em PE
Toffoli classifica prisão de Lula como um dos “maiores erros judiciários da história”
Senador Jarbas Vasconcelos (MDB) decide se aposentar da vida parlamentar
Lula defende voto secreto de ministros do STF
Mercado da Encruzilhada será reaberto ao público nesta quarta-feira
João Campos reafirma aproximação com grupo da família dos Coelhos

- Publicidade -

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -