Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Senador Jarbas Vasconcelos (MDB) decide se aposentar da vida parlamentar

Em nota, o senador anuncia os motivos e faz um retrospecto de 50 anos de vida pública.
"Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor", diz a nota do senador Jarbas Vasconcelos. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.
“Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor”, diz a nota do senador Jarbas Vasconcelos. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.


Após se licenciar do cargo de senador da República, em dezembro de 2022, para tratamento de saúde, o senador Jarbas Vasconcelos formalizou, nesta terça-feira (5/8), sua saída da Casa. Em seu lugar, assume formalmente a representação de Pernambuco no Senado Federal Fernando Dueire (MDB), primeiro suplente de Jarbas que já vinha no exercício do mandato desde o ano passado. Em nota, ele anuncia os motivos e faz um retrospecto de 50 anos de vida pública.


Trajetória


Com mais de 50 anos de atuação política, Jarbas construiu em todos os cargos que ocupou uma carreira marcada por dedicação, ética e comprometimento com Pernambuco. Ainda na juventude, foi cofundador do MDB, partido pelo qual foi eleito Deputado Estadual (1971-1975) e Deputado Federal (1975-1979 e 1983-1985), obtendo a maior votação então conferida a um candidato no Estado. Com a redemocratização no País, no primeiro pleito direto pós-ditadura, foi eleito Prefeito do Recife, cargo que ocupou por dois mandatos (1986-1988 e 1993-1996). No período, foi reconhecido nacionalmente por seus programas de gestão participativa.

Foi Governador de Pernambuco também dois duas vezes (1999-2006), período que enfrentou o desafio de atualizar a infraestrutura do Estado, tirando do papel obras estruturadoras para o desenvolvimento da Região Metropolitana, Agreste e Sertão. De volta ao Congresso Nacional, ocupou pela primeira vez o cargo de Senador da República entre os anos de 2007 a 2015, sendo eleito na sequência novamente Deputado Federal (2015-2019). Em nova eleição majoritária, voltou ao Senado Federal, mandato que iniciou em 2019.



Leia a nota na íntegra:


“Na minha vida pública, sinto-me grato por ter trilhado o caminho ao lado do povo de Pernambuco. Pude contar com a confiança do meu Estado em diferentes momentos e, em todos eles, procurei retribuir a confiança defendendo projetos que tivessem real impacto na vida das pessoas.

Posso dizer, com orgulho, que tive o privilégio de ter ao meu lado uma equipe técnica e política competente. Juntos, soubemos priorizar a participação popular, modernizar as estruturas de atuação municipal e estadual, fazer relevantes obras de infraestrutura, investir na cultura, na educação, na saúde e na criação de importantes programas e iniciativas que impulsionaram a economia do Estado.

Durante e após os meus mandatos, sempre saí de cabeça erguida, certo de que, com erros e acertos, fiz o que pensava ser melhor para o povo. Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor.

É movido por esse mesmo orgulho e consciência cívica que decido, neste momento, deixar o Congresso por entender que minha contribuição ao País será dada, de agora em diante, de outra forma. Minha admiração e respeito a todos que me acompanharam ao longo das últimas décadas. À minha família meu mais profundo agradecimento por sempre estarem ao meu lado. A Fernando Dueire, suplente que escolhi pessoalmente e que passa a ocupar em definitivo a honrosa tarefa de representar Pernambuco no Senado Federal, meus sinceros votos de muito sucesso.

Qualquer palavra de agradecimento que tentasse expressar não estaria à altura da gratidão que tive por representar e defender o meu Estado nos últimos 50 anos da minha vida”.

Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

O encerramento da vida pública do senador Jarbas Vasconcelos, anunciado nesta terça-feira (05.09), foi destacado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB). Ao final da sessão ordinária desta tarde, Porto afirmou que a trajetória de Jarbas como governador, prefeito do Recife, deputado estadual e federal, além de senador, deve servir de exemplo para outros políticos.

“Assim como muitos se inspiraram em Marco Maciel (ex-senador, ex-vice-presidente e ex-governador de Pernambuco), que outros possam se inspirar em Jarbas”, disse o presidente da Alepe, acrescentando que era momento também de parabenizar senador Fernando Duere, agora efetivado na Casa Alta, na cadeira deixada por Jarbas.

- Publicidade -

Antes de encerrar a reunião, Álvaro Porto acatou o pedido do deputado Joaquim Lyra (PV) que solicitou à Mesa Diretora da Alepe a realização de sessão solene para homenagem a história de Jarbas Vasconcelos.

Paulo Câmara, ex-governador de Pernambuco e presidente do Banco do Brasil

O anúncio da aposentadoria do senador Jarbas Vasconcelos encerra um dos ciclos políticos mais vitoriosos da história recente do Brasil. As realizações de Jarbas como deputado, prefeito, senador e governador estão nos quatro cantos de Pernambuco. Tive a honra e o privilégio de disputar a reeleição em 2018 com Jarbas fazendo parte da nossa chapa majoritária. Sempre contei com seus conselhos e sua amizade. Registro aqui meu abraço e já aproveito para desejar sucesso ao senador Fernando Dueire, na continuidade do mandato.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital

Não é exagero dizer que o Porto Digital existe por causa de Jarbas Vasconcelos. Quando Governador, transformou em realidade o sonho do Professor Silvio Meira e do seu secretário Claudio Marinho, destinando recursos para a fundação do núcleo gestor do Porto Digital. Os recursos foram suficientes para a compra dos três primeiros prédios a serem restaurados no Bairro do Recife.
A partir daí e do esforço de muita gente boa, começou a história do movimento que hoje participa mais de 17 mil colaboradores diretos e que se propõe a ajuda a transformar a realidade do Recife.
Em nome do Porto Digital, só posso dizer que somos muito gratos a você, Jarbas Vasconcelos, por ter acreditado que tudo isso seria possível.

Ministro André de Paula (Pesca e Aquicultura)

Quando um homem público do tamanho de Jarbas Vasconcelos se retira da política eletiva, como agora, produz em todos os que se opuseram a ele, e em todos os que o apoiaram ao longo desses tantos anos, uma espécie de onda de choque de memórias e sentimentos.

Eu sinto as ondas jarbistas de um lado e do outro.

Por muito tempo, como presidente do PFL pernambucano, estive na oposição a ele.

Depois, com a construção da União por Pernambuco, nos tornamos aliados.

Tive, inclusive, a honra de ser secretário de Produção Rural e Reforma Agrária no seu primeiro governo, em nosso Estado.

Jarbas é reconhecido no país inteiro como um autêntico do antigo MDB, o que o coloca ao lado de homens públicos como Ulisses, Marcos Freire e Fernando Lyra.

Exerceu sua liderança política com verve e coragem, sobretudo, coragem. Todos falam que nunca se preocupou em parecer simpático — embora eu possa testemunhar que o seja.

Jarbas é um líder incomum porque tem uma capacidade imensa de formar equipes. Recruta sempre quadros eficientes para funções certas, delega com generosidade e cobra sem indulgência.

Como presidente de um partido político e representante de parte do povo pernambucano por tantos anos, eu quero fazer um agradecimento público ao nosso prefeito, governador, deputado, senador Jarbas Vasconcelos.

Muito obrigado, Jarbas, pelos tantos anos que serviu a Pernambuco de forma tão zelosa e republicana.

Augusto Coutinho, deputado federal pelo Solidariedade-PE

Foram mais de 50 anos de vida pública dedicada à democracia e ao povo de Pernambuco! O senador, ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado Jarbas Vasconcelos se aposenta hoje, deixando um legado de correção e competência que seguirá a ser reconhecido pelas gerações futuras de nossa política! Trabalhei com Jarbas como secretário municipal durante sua segunda gestão na Prefeitura do Recife e fui seu colega de Parlamento. Ao longo dos anos, pude aprender com sua capacidade de gestão e articulação, com sua vontade de trabalhar pelos que mais precisam e sua incansável busca por melhorias para o nosso Estado. Agradeço a incalculável contribuição de Jarbas para a política pernambucana e desejo muita felicidade a ele nesta nova fase que se inicia. Também desejo muito sucesso ao senador Fernando Dueire, que assume a titularidade de sua vaga como representante de Pernambuco na Casa dos Estados. Meu amigo pessoal, Fernando é um homem público extremamente qualificado, que saberá honrar as tradições republicanas de Pernambuco.

Leia também:
Lula defende voto secreto de ministros do STF
Mercado da Encruzilhada será reaberto ao público nesta quarta-feira
João Campos reafirma aproximação com grupo da família dos Coelhos
Paulista comemora 88 anos de Emancipação Política da cidade nesta segunda
Comissão da Alepe recebe pai de Julian Assange para escuta pública
Barroso profere quarto voto contra marco temporal no STF
Lula vai ao Ceará e Rio Grande do Norte nesta sexta-feira
Sudene aprova R$ 166,7 milhões em investimentos para 10 empresas em PE
Com aval de Lula, Paulo Câmara presidirá BNB que emprestou R$ 49 bilhões em 2022
Estudo da CNM aponta que 45% dos municípios de PE fecham o 1º semestre no vermelho

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -