O advogado Edilázio Wanderley assumiu a coordenação da 3ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Petrolina, no sertão de Pernambuco. Natural de Águas Belas, município do Agreste pernambucano, tomou posse nesta quarta-feira (9/8), em Brasília, ao lado do presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.
Edilázio Wanderley, que foi secretário de Desenvolvimento Social no governo de Paulo Câmara, é uma indicação do senador Humberto Costa, vice-presidente nacional do PT. A Codevasf é vinculada atualmente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, comandada por Waldez Góes, ex-governador do estado do Amapá por quatro mandatos e filiado ao PDT.
O advogado deve continuar o trabalho de desenvolver as bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável. A Companhia tem procurado desempenhar atividades sem fins lucrativos, e sim sociais.
A nomeação de Edilázio continua mostrando a influência do senador Humberto Costa dentro do Governo Lula 3 mesmo sem ocupar os tão almejados cargos de ministros. Foi de Humberto a indicação de Danilo Cabral, do PSB, para a superintendência da Sudene, assim como foi o senador quem articulou a ida de Paulo Câmara, depois de deixar o PSB, para a presidência do Banco do Nordeste.
“Tenho certeza de que, diante deste novo desafio, Edilázio desempenhará um brilhante trabalho como um dos superintendentes da Codevasf em Pernambuco”, diz Humberto Costa.
Também foram de Humberto as articulações para que o PT assumisse duas secretarias dentro da Prefeitura do Recife, de João Campos (PSB): Oscar Barreto secretário de Meio Ambiente do Recife e Ermes Costa à frente da Secretaria de Habitação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou Humberto com a responsabilidade de coordenar o Grupo de Trabalho do PT que organiza a legenda para as eleições municipais de 2024.
Aliás, no ato realizado na manhã desta quarta-feira, em Brasília, que nomeou Edilázio Wanderley para mais este cargo petista, além de Humberto, estiveram presentes: a senadora Teresa Leitão (PT); o deputado federal Carlos Veras (PT); e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT).
“Desejo uma excelente gestão, com muitas entregas positivas para o desenvolvimento da região e os melhores benefícios para a população, que certamente será impactada pelo trabalho com compromisso de Edilazio”, visualiza Teresa Leitão.
Leia também:
Governo e deputados podem decidir nesta terça nova alíquota do ICMS de PE
Equívoco de Romeu Zema provoca clima de rivalidade regional
Dani Portela: Precisamos mudar a fotografia do poder
Deputados se movimentam no retorno da Alepe
Álvaro Porto fecha parcerias com vereadores do e lideranças do interior
João Campos tem mais seguidores e engajamento entre prefeitos de capitais do NE