Tomaram posse, nesta quarta-feira (1º), os 49 novos deputados e deputadas eleitos(as) para a 20ª Legislatura (2023-2027) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A cerimônia foi realizada no Plenário Governador Eduardo Campos. Após a cerimônia, foi realizada a eleição – com votação sigilosa, convocando grupos de quatro parlamentares por vez – dos membros da Mesa Diretora para o primeiro biênio da legislatura (2023 e 2024). Todos os 49 deputados compareceram à urna e elegeram o deputado Álvaro Porto a presidente da Alepe.
A governadora Raquel Lyra (PSDB), presente á posse, iniciou seu discurso parabenizando os parlamentares empossados e afirmando que contará com eles “para avançar, cuidar dos invisíveis e estabelecer as bases do futuro de Pernambuco”.
“Caras deputadas e deputados, estamos no século XXI, mas grande parte de nossa população vive em condições que remetem a um passado longínquo. Pessoas passam fome e sede. Mulheres sofrem violências inomináveis. A falta de oportunidades condena gerações de jovens e crianças a uma vida sem perspectiva. Vamos começar o trabalho pela mudança”, declarou a chefe do Executivo Estadual.
Mesa diretora
Após a posso, foram eleitos os deputados para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco assume o mandato para o biênio 2023-2025. O presidente, Álvaro Porto (PSDB), terá como Primeira Vice-presidente, a deputada Simone Santana (PSB), e comoa Segundo Vice-presidente, Francismar Pontes (PSB). O Primeiro secretário será Gustavo Gouveia (Solidariedade), o Segundo secretário, Cleiton Collins (PP), Terceira secretária, Socorro Pimentel (União Brasil) e o Quarto secretário, Joel da Harpa (PL). Rodrigo Farias (PSB) será o Primeiro suplentes, Henrique Queiroz Filho (PP), o Segundo suplente, Gilmar Júnior (Federação), o Terceiro suplente, Alberto Feitosa (PL), Quarto suplente, William Brígido (Republicanos), o Quinto suplente, Joãozinho Tenório (Patriotas), o Sexto suplente e France Hacker (PSB), Sétimo suplente.
Durante seu discurso, a governadora Raquel Lyra (PSDB) confirmou o nome do deputado estadual Izaías Regis (PSDB) na liderança do Governo do Estado. Ele é um dos três deputados do PSDB – partido da governadora – eleito para esta legislatura atual.
Raquel frisou ainda que pretende estar em permanente contato com os membros dos demais poderes, alegando que “o povo pernambucano precisa que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário colaborem entre si para agenda capaz de resolver velhos problemas e construir o futuro que nossa história merece. Diálogo e cooperação são premissas do trabalho do governo de Pernambuco daqui pra frente. Iremos atuar de maneira integrada, transversal e proativa na busca por melhores condições de vida para os invisibilizados do nosso estado”.
Perfil do novo Legislativo em Pernambuco
Conforme o site oficial da Assembleia, a Casa teve 51% de renovação, com 24 parlamentares reeleitos, 22 estreantes, e três que retornaram após terem ocupado assentos em outros quadriênios. Entre os eleitos, a maioria (32 parlamentares) se autodeclara branco(a) e tem ensino superior completo (31 deputados e deputadas). Os dados ainda apontam uma queda na representação partidária (sete legendas a menos que em 2018) e da representação feminina (quatro deputadas a menos) no parlamento estadual.