Por Fabia Lima*
Desenvolver um trabalho coerente de marca não é só para grandes empresas ou personalidades. Ter clareza do que você quer transmitir para o seu público e em como você vai transmitir é uma tarefa que deve ser pensada logo no início de qualquer negócio ou carreira e construída em todos os pontos de contato com o mercado.
Para isso, precisa ter foco, e escolher o que não fazer também é importante, pois algumas oportunidades de mercado não irão ser compatíveis com a sua marca e o que você escolheu transmitir enquanto posicionamento.
Um exemplo disto, é que quando conhecemos uma pessoa fazemos perguntas para entendê-la melhor. Questionamos por quais experiências já passou, de onde veio e o que faz, essas são apenas algumas perguntas, através das quais buscamos algo em comum para que possamos nos identificar, interagir mais etc. Mas, não é apenas isso que vai fazer fluir uma amizade ou não, precisamos da convivência e das ações para que a aproximação aconteça de fato.
E assim, também funciona com as marcas! Não são só missão, visão e valores ou a qualidade do produto nos fazem escolher um negócio como nosso favorito. As experiências e a maneira como os conceitos são passados influenciam bastante na nossa percepção.
Uma marca que demonstra bem a coerência entre a identidade da marca e as ações desenvolvidas em prol do seu posicionamento, é a DOVE.
A DOVE mudou seu posicionamento e comunicação ao longo dos anos, abrindo espaço para uma discussão mais profunda sobre beleza feminina. No início seu discurso era focado na sensação de frescor e no toque delicado dos produtos da marca que continham ¼ de hidratante. E a partir de 2004 adotou um novo posicionamento de “Real Beleza”, abrindo a discussão sobre o que é beleza em suas campanhas com o intuito de resgatar a beleza que há em cada individualidade, quebrando estereótipos e enaltecendo todos os tipos de mulheres e a sua naturalidade.
Para fortalecer sua identidade a DOVE direcionou toda a comunicação e investimentos para ações que disseminem esse posicionamento, desde então suas campanhas não usam modelos, mas sim mulheres de vários biotipos, cores e idades para mostrar a diversidade da beleza feminina.
Além disso a marca criou o Projeto DOVE pela Autoestima, que envolve uma série de ações com o intuito de ajudar jovens a construírem confiança corporal e autoestima positivas.
Ou seja, não basta possuir um bom discurso ou uma identidade de marca forte, precisa aliar tudo isso ao seu investimento em atendimento, comunicação nas redes sociais, parcerias estabelecidas, mesmo que seja sem desembolso financeiro é preciso ter cuidado com parceiros, é preciso avaliar bem se vai agregar valor para seu posicionamento, enfim é necessário parar para pensar e ter clareza do que vai realmente fazer diferença na sua jornada.
*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima