Fabiana Lima: Adaptabilidade é uma das habilidades mais importantes no ambiente profissional

Mesmo antes da Pandemia os profissionais já́ sentiam que precisavam reciclar ou aprimorar suas competências para atuar no mercado que estava se formando e conseguir acompanhar as novas tecnologias e as crescentes necessidades dos negócios, onde a adaptabilidade é essencial. Em 2020, no meio desta crise de saúde mundial que estamos vivendo, o Linkedin divulgou […]

Mesmo antes da Pandemia os profissionais já́ sentiam que precisavam reciclar ou aprimorar suas competências para atuar no mercado que estava se formando e conseguir acompanhar as novas tecnologias e as crescentes necessidades dos negócios, onde a adaptabilidade é essencial.

Fabiana Lima

Em 2020, no meio desta crise de saúde mundial que estamos vivendo, o Linkedin divulgou uma pesquisa sobre as mudanças das habilidades essenciais requeridas para os profissionais. E um dos resultados foi que 69% dos gestores afirmam que a competência mais importante que eles buscam para contratação é a adaptabilidade. Ou seja, a capacidade de adaptação as adversidades, por meio da gestão das emoções e o olhar aberto para enxergar soluções, transformando ameaças em oportunidades.

- Publicidade -

E quando pensamos em enfrentar o mercado pós pandemia essa competência é crucial para decidir uma contratação ou para o crescimento no mercado de trabalho, pois o profissional que não tiver a capacidade de se adaptar diante de novos cenários, transformações mercadológicas, níveis mais complexos e elevados das demandas, não terá́ espaço no mercado de trabalho, totalmente influenciado pela lógica digital com necessidades de mudanças em alta velocidade e com a visão de futuro bem desenvolvida e aplicada no presente.

Faz todo sentido que a capacidade de adaptação fique em evidência, sendo um ponto crítico para sobreviver a conjuntura atual e futura.

Para desenvolver sua capacidade de adaptação as mudanças busquem o autoconhecimento dos seus pontos fortes e fracos, esteja disposto a assumir responsabilidades e riscos em seu ambiente profissional, outro ponto importante, procure ver oportunidades e soluções em meio as dificuldades, seja um solucionador, não um problemático, desenvolva uma visão crítica e otimista para solução de problemas.

- Publicidade -

Agora, priorize em seu desenvolvimento as ações que aperfeiçoam a sua adaptabilidade, além de demonstrar, cada vez mais, essas competências na sua atuação profissional

*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -