5 dicas para resolver a frustração na carreira

Por Bruno Cunha* Seja pela falta de reconhecimento, salários ruins ou por desempenhar um papel que não agrada, é muito comum profissionais com sentimento de frustração na carreira. Esse tipo de sentimento normalmente está atrelado a uma expectativa não correspondida e pode comprometer consideravelmente sua motivação e produtividade. No entanto, é natural e até mesmo […]

Por Bruno Cunha*

Seja pela falta de reconhecimento, salários ruins ou por desempenhar um papel que não agrada, é muito comum profissionais com sentimento de frustração na carreira. Esse tipo de sentimento normalmente está atrelado a uma expectativa não correspondida e pode comprometer consideravelmente sua motivação e produtividade.

- Publicidade -
Bruno Cunha é colunista do ME/Foto Divulgação

No entanto, é natural e até mesmo esperado que muitos profissionais vivenciem este momento na carreira. Afinal, nem sempre tudo sairá da maneira com que esperamos e não há mal algum nisso. Portanto, se quer entender como lidar com os momentos de frustração na sua carreira, confira as dicas que preparei para ajudá-lo!

1. Identifique as causas da frustração

O primeiro passo para impedir que sua produtividade seja afetada pela frustração no trabalho é compreender de fato quais são suas causas. Como destaquei anteriormente, a falta de reconhecimento e os baixos salários são os principais fatores causadores desse tipo de sentimento, muito embora outros aspectos possam estar relacionados, como o esperar o reconhecimento vir do outro ou permitir que o outro assuma a responsabilidade pela decisão.

Além da falta de reconhecimento na remuneração, não ser devidamente valorizado por conta das suas realizações profissionais no cumprimento de suas funções, até mesmo na sua dedicação à empresa é realmente frustrante. Caso suas tentativas de mostrar valor não sejam igualmente recompensadas, talvez seja a hora de procurar vivenciar novos desafios.

- Publicidade -

2. Dê atenção aos feedbacks

Não receber um retorno sobre determinadas atividades é também bastante frustrante, tendo em vista que não se pode obter um direcionamento mais adequado das suas ações. Por isso, tome as rédeas, é preciso pedir feedbacks francos, em especial sobre as possibilidades de crescimento na carreira ou até mesmo um plano de cargos no qual você poderia eventualmente se encaixar mais tarde.

Outra forma de evitar a insatisfação é ter uma conversa franca com o seu gestor sobre aquilo que poderia ser aplicado para que você possa ser melhor aproveitado, aperfeiçoando o que for necessário para conquistar mais destaque na sua área de atuação. Se mesmo assim as dúvidas persistirem, nunca esqueça de uma coisa: enquanto existir apenas uma opção, se chama “obrigação”, enquanto existir apenas duas opção, se chama de “dúvida” e quando se tem três opções podemos chamar verdadeiramente de “escolha”, e assim através de novas perspectivas é possível encontrar soluções ou caminhos alternativos.

3. Tenha foco na solução de problemas

Agora que você passou por um período de reavaliação daquilo que lhe causa frustração e já entende melhor o que fazer para se destacar, é hora de colocar algumas ações em prática para solucionar de fato os problemas. Se julgar necessário trocar de emprego ou buscar uma oportunidade em uma nova empresa, faça um planejamento de carreira para ocupar tal posição.

Considere novamente a sua atual condição e reflita sobre onde pretende chegar, bem como quais são as ações que podem ser colocadas em prática para você atingir o momento da carreira que tanto procura. Uma boa solução é buscar as principais demandas do mercado de trabalho, principalmente aquelas que se encaixam na sua área de atuação.

4. Não fique preso a zona de conforto

Manter-se acomodado em uma zona de conforto é muito mais fácil do que buscar novos desafios e se propor a dar um passo à frente na sua carreira. Entretanto, libertar-se dessa posição é igualmente importante. Por isso, arrisque-se, com responsabilidade, é claro. Mas dê o próximo passo, afinal, não é possível reconhecer o próprio valor ou até mesmo superar as suas insatisfações sem se dispor a sofrer riscos em algum momento.

5. Tenha bondade consigo mesmo

Em momentos de frustração é muito comum se cobrar demasiadamente. De modo geral, esse tipo de sentimento é fruto da sua própria autocrítica e, por isso, é preciso olhar e aceitar que nem sempre as coisas ocorrem da forma planejada. Por isso, não se culpe pelo que você deixou de ter ou conquistou, e sim faça o que tem que ser feito.

Um passo importante para aprender como lidar com a frustração é ser verdadeiro e gentil com você mesmo. Ademais, isso poderá lhe trazer maior amadurecimento em relação à carreira e ao seu futuro profissional, sobretudo quando encarar de forma positiva.

A frustração na carreira pode influenciar negativamente a jornada de qualquer profissional, especialmente em razão do limbo vocacional que esse tipo de situação oferece, causando atrasos importantes. Por isso, não perca de vista o seu objetivo, seja se capacitando ou buscando novas atribuições dentro do seu âmbito profissional. Faça seu diagnóstico de carreira agora mesmo!

*Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o crescimento hierárquico, alcance de melhores salários, desenvolvimento de carreira e recolocação profissional. Nos últimos 17 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.

Me acompanhe nas redes sociais: Linkedin, Instagram, Deezer ou Spotify: @carreiracombrunocunha

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -