
Uma verdadeira operação de guerra teve início nesta terça-feira (29) com a partida do segundo transformador de energia de grande porte do Porto de Suape, em Pernambuco, rumo ao município de Nova Palmeira, na Paraíba. Conduzida pela empresa pernambucana Saraiva Equipamentos, especializada em soluções de transporte de cargas especiais, a missão repete o modelo da primeira operação, realizada com sucesso em abril.
O deslocamento do equipamento, que pesa 250 toneladas e mede 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura, envolve um comboio com 114 metros de extensão, 6,90 metros de largura e 5,20 metros de altura. A velocidade será de apenas 5 a 6 km/h, cobrindo os mais de 380 km do percurso pelas rodovias BR-101, BR-230 e PB-177.
Toda a estrutura inclui uma base com 44 eixos e 388 pneus, somando cerca de 600 toneladas em movimento. O transporte deverá durar aproximadamente 20 dias, com participação de 21 profissionais da Saraiva Equipamentos, 32 agentes da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco, 12 da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba, 4 da Polícia Militar de Pernambuco e 26 da Polícia Militar da Paraíba e do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba.

Planejamento logístico para operação de guerra
O serviço é fruto de um planejamento logístico iniciado em novembro de 2024. Para viabilizar o transporte, a Saraiva Equipamentos preparou cinco caminhões cavalos mecânicos, um caminhão de borracharia e manutenção, viga hidráulica e uma base adaptada para suportar o peso e as dimensões do equipamento.
“A operação é bastante desafiadora, especialmente por envolver manobras complexas em trechos críticos, fluxo de trânsito e, acima de tudo, a preocupação constante com a segurança da equipe e da população ao longo do trajeto”, explica Theo Morais, engenheiro de operações da Saraiva Equipamentos. Estudos de geometria viária e análises estruturais de pontes e viadutos foram fundamentais para garantir a segurança da operação.

A primeira missão, iniciada em 15 de março de 2025, mobilizou comunidades locais, que acompanharam a passagem do comboio com registros e eventos improvisados às margens das rodovias.
O transformador, fabricado na China, será instalado no parque eólico de Nova Palmeira, da CTG Brasil, e foi contratado pela CET Brazil. O equipamento é responsável por converter a energia gerada para transmissão à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), aumentando a tensão da energia e sendo 50 vezes maior que um transformador convencional.
Durante o trajeto, estão previstas mais de 40 paradas estratégicas, com transporte diurno em Pernambuco e noturno na Paraíba, à exceção do trecho entre Campina Grande e Nova Palmeira.
Leia mais: Produção da Stellantis em Goiana cresce 10% no 1º trimestre