- Publicidade -

Raquel garante que Arco Metropolitano começa em novembro

Raquel Lyra anuncia início das obras do Arco Metropolitano ligando lMoreno a Suape ainda este ano. Primeira etpa custará R$ 650 milhões
- Publicidade -
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, trabalha em três frentes para reduzir o impacto do tarifaço dos EUA Foto: Hesíodo Góes/Secom
A governadora Raquel Lyra disse que vai começar a tirar do papel a primeira etapa do Arco Metropolitanop ainda em novembro Foto: Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra confirmou que a Ordem de Serviço do primeiro trecho do Arco Metropolitano será assinada ainda em novembro deste ano. O anúncio foi feito durante entrevista à Rádio Jornal, nesta sexta-feira (31). Segundo ela, o projeto – planejado há quase duas décadas – começa a sair do papel com a meta de entrega da primeira etapa até dezembro de 2026.

“Essa obra, a gente pegou e disse: o problema é complexo, prometeram há muito tempo que iriam fazer. Como que conseguimos fazer? Vamos buscar a operação de crédito, vamos fazer, partir a obra para que ela possa começar a ser feita e a gente vai começar a obra. Agora em novembro vamos começar”, declarou Raquel.

O contrato com a empresa vencedora da licitação já foi assinado e a autorização ambiental para a instalação do canteiro de obras encontra-se em fase final. O investimento, de R$ 650 milhões, depende agora apenas da conclusão dos processos de desapropriação das áreas para o início efetivo das intervenções.

Conexão entre Moreno e Suape

De acordo com Raquel Lyra, o primeiro trecho será executado diretamente pelo Governo de Pernambuco, ligando a BR-232, na altura de Moreno, até o Complexo Industrial e Portuário de Suape. A governadora detalhou que o percurso atravessa uma área de canavial e exigirá obras de terraplanagem e elevação da pista, devido à topografia do terreno.

“Pegamos da BR-232, na altura da cidade de Moreno, e passamos por meio de um canavial para chegar até Suape. Isso indica que vamos precisar fazer um grande aterro sanitário, a terraplanagem, porque a pista vai precisar ser elevada”, explicou.

O Arco Metropolitano é considerado uma das principais obras de infraestrutura rodoviária de Pernambuco. Quando concluído, o projeto deve reduzir o tráfego pesado na Região Metropolitana do Recife, oferecendo rotas alternativas de integração logística entre o interior e o porto de Suape.

Raquel diz que foco é nas entregas

Questionada sobre as eleições de 2026, Raquel Lyra buscou se afastar do debate e reforçou que o foco de sua gestão está na execução das obras e políticas públicas do atual mandato.

“Se eu falar de eleição, eu perco o prumo. Quem perde tempo olhando para voto, esquece de cuidar do povo. Mas a gente tem um compromisso intenso. Tem muita coisa para fazer, muita coisa acontecendo. E se a gente ficar aqui discutindo eleição, para mim que sou governadora, isso é um papel que cabe para aqueles que não estão no governo”, afirmou Raquel.

Relação com a Alepe

Mesmo com uma relação instável com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) desde o início do seu mandato, Raquel Lyra afirmou manter uma “excelente relação” com os parlamentares, destacando o trabalho da base aliada coordenada pela deputada Socorro Pimentel (União Brasil).

“Quando a gente vota os projetos, ao final das contas, por mais que eles possam de vez em quando demorar a tramitação, veja bem, a operação de crédito foi votada só com um voto contrário. O empréstimo de R$ 1,5 milhão, não é empréstimo de Raquel Lyra, ele faz bem ao povo pernambucano, permitindo chegar a água, estrada, investimento na saúde e é nisso que eu acredito”, destacou.

Veja também:

Raquel anuncia pacote de obras de R$ 1,5 bilhão, com Arco Metropolitano e BR-232

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -