
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpriu nesta terça-feira (21) uma série de agendas em Xangai, na China, com foco em ampliar a presença do estado no mercado asiático e posicionar o Porto de Suape como hub logístico e industrial estratégico para novas rotas de exportação e investimentos. A visita ao Porto de Xangai, o maior do mundo em movimentação de contêineres, marcou o início das relações entre Pernambuco e o principal centro logístico global, que conecta mais de 700 portos em mais de 200 países.
“Tivemos hoje a oportunidade de apresentar a infraestrutura e os números do Porto de Suape, iniciando as relações com o Porto de Xangai, que hoje opera mais de 350 rotas internacionais de carga. Foi uma rica troca de experiências para atrair mais investimentos para Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, afirmou que a missão busca criar uma rota marítima fixa entre Pernambuco e a China. “O Porto de Xangai integra diversas cadeias produtivas, sobretudo a automotiva. Conhecemos o maior operador logístico automotivo do mundo e abrimos a possibilidade de um pacto de irmandade entre nossos portos para atrair linhas permanentes de carga para Suape”, explicou.
A comitiva pernambucana também conheceu o terminal da Haitong Logística, o maior de automóveis da China, e participou de reuniões com empresas dos setores de energia e logística. Entre os temas discutidos, esteve a produção do combustível sustentável para aviação (SAF), a partir da biomassa em Pernambuco — uma pauta alinhada à transição energética global.
Encontros em Pequim reforçam Suape
A governadora também esteve em Pequim, onde deu continuidade à missão internacional com reuniões bilaterais com três grandes empresas chinesas: a China Blue Chemical, maior fabricante estatal de fertilizantes e produtora de combustíveis sustentáveis; a Chimbusco, do grupo Cosco Shipping, uma das maiores companhias de navegação do mundo; e a COFCO, uma das principais processadoras de alimentos do país.
“Apresentamos Pernambuco e destacamos a melhoria do ambiente econômico no Estado. Duas dessas empresas já atuam no Brasil e pretendem expandir. Promovemos nossos potenciais para atrair novos investimentos e diversificar as exportações, destacando Suape como hub logístico e de e-combustíveis”, afirmou Raquel Lyra.
Os representantes da Chimbusco agendaram visita técnica a Suape em dezembro, com o objetivo de avaliar oportunidades de parceria e abertura de novas rotas comerciais para combustíveis e fertilizantes sustentáveis. A China Blue Chemical manifestou interesse em ampliar o portfólio de energia renovável já existente no país, enquanto a COFCO discutiu o potencial de exportação e de modernização do setor sucroalcooleiro pernambucano.
“O objetivo desses encontros bilaterais foi avançar no diálogo com as empresas para que conheçam melhor Pernambuco e o Porto de Suape, garantindo futuras parcerias”, explicou o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.
Reunião com a Embaixada do Brasil na China
Encerrando as agendas em Pequim, a governadora e sua equipe foram recebidas pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão, na sede da Embaixada. Durante a reunião, foram apresentadas as perspectivas de investimentos e parcerias discutidas ao longo da missão, além do papel da diplomacia brasileira na aproximação institucional entre Pernambuco e o mercado chinês.
A missão internacional do Governo de Pernambuco prossegue até o dia 28 de outubro, com compromissos em Copenhague e Sønderborg, na Dinamarca, voltados ao fortalecimento de parcerias nas áreas de energia limpa, inovação e sustentabilidade.
Veja também:
Raquel Lyra anuncia bolsas e busca investimentos em tecnologia na China














