- Publicidade -

Petrobras voltará a operar FAFENs, diz governador de Sergipe

A reativação da planta de fertilizantes, anteriormente operada pela Unigel, ocorre após acordo para encerrar contrato de arrendamento
- Publicidade -
Governador Fábio Mitidieri: “o Governo de Sergipe se mobilizou para buscar soluções” Foto: Arquivo/ASN

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, anunciou em suas redes sociais que recebeu uma ligação da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informando que a estatal voltará a gerir as unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) localizadas em Sergipe e Bahia. Segundo ele, o acordo com a Unigel foi homologado na sexta-feira, 30, e uma nova licitação será realizada para definir a empresa que ficará responsável pela produção de amônia e ureia nas unidades.

Ele destacou que, desde o início, “o Governo de Sergipe se mobilizou para buscar soluções”, e lembrou das várias reuniões com a presidência da Petrobras “para encontrar caminhos viáveis para reativar essa unidade tão importante”.

Para o governador, a reativação da planta de fertilizantes, anteriormente operada pela Unigel, representa a preservação e geração de empregos, o fortalecimento da cadeia produtiva local e o estímulo ao setor industrial, contribuindo diretamente para o crescimento econômico de Sergipe.

Mitidieri afirmou ainda que se reuniu pessoalmente com a presidência da Petrobras e com a equipe técnica da estatal, apresentando os impactos econômicos e sociais causados pela paralisação da planta e reforçando a importância estratégica da unidade para o estado e para o país.

Histórico

A Unigel assumiu o arrendamento das Fafens em 2019, durante a política de desinvestimentos da Petrobras. As fábricas estavam paralisadas desde 2018. A produção foi retomada mas, em 2023, a Unigel suspendeu as atividades, alegando que o preço do gás natural — fornecido pela própria Petrobras e usado como insumo principal — inviabilizava a continuidade da operação.

Após a paralisação, a Petrobras passou a buscar formas de retomar as unidades, com base no seu plano estratégico e nas diretrizes do Ministério de Minas e Energia (MME), que orientam a reativação da produção nacional de fertilizantes.

Linha do tempo

DataEvento
2018Petrobras paralisa as Fábricas de Fertilizantes (Fafens) na Bahia e em Sergipe.
2019Unigel arrenda as duas unidades das Fafens, como parte do programa de desinvestimento da Petrobras.
2023Unigel suspende a produção nas Fafens, alegando inviabilidade econômica devido ao alto custo do gás natural.
17 de abril de 2025Conselho da Petrobras aprova acordo para encerrar o contrato de arrendamento com a Unigel.
9 de maio de 2025Petrobras prorroga até 31 de maio o prazo para assinatura do acordo pela Unigel.
Até 31 de maio de 2025Prazo final para que a Unigel assine o acordo. Após essa data, o acordo perde validade.

Leia também:

Petrobras reativa plantas de ureia no NE, mas carência de fertilizantes preocupa

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -