Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Futuro do MDB entre Raul Henry e Jarbas Filho

Eleição deste sábado (23) definirá o novo comando do MDB em Pernambuco. Raul Henry tenta reeleição contra Jarbas Filho

O futuro do MDB em Pernambuco será decidido neste sábado (23), com a eleição da nova executiva estadual do partido. Um futuro com um fundo do passado, onde os dois concorrentes bebem da água do jarbismo. De um lado da disputa está o atual presidente Raul Henry, aliado histórico do Jarbas Vasconcelos. Do outro, o deputado estadual Jarbas Filho, filho do ex-governador e que lançou candidatura própria sob o discurso de renovação da legenda.

A convenção estadual será realizada no Salão Nobre da Câmara do Recife, com início às 9h. A votação ocorrerá das 9h às 13h, no Plenarinho da Casa. Estão aptos a votar 97 integrantes do partido, que somam 114 votos no total. Esse grupo é formado por 70 membros do Diretório Estadual, 40 delegados municipais referendados pela Executiva Nacional, além do senador, um deputado federal, um deputado estadual e o líder da sigla na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Raul aposta na união entre experiência e novas lideranças

Secretário de Relações Institucionais do Recife, o atual presidente do MDB Raul Henry oficializou sua chapa à reeleição no último dia 12 de maio, com nomes ligados à história recente do partido. Entre os principais defensores da candidatura de Raul estão a deputada federal Iza Arruda, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda, o vereador do Recife, Samuel Salazar, além de Adriana Vasconcelos, filha do ex-governador Jarbas Vasconcelos. Ela é crítica do irmão por parte de pai, Jarbas Filho.

Também integram o grupo membros com longa estrada no MDB, como Alexandre Ferrer, Bruno Lisboa, Murilo Cavalcanti e representantes do interior, como Alexandre Batité, prefeito de São Bento do Una.

Durante o lançamento da chapa, o prefeito Paulo Roberto reafirmou o seu apoio à candidatura de Raul Henry à presidência do partido. “Tenho plena convicção de que o que nos une é muito mais forte do que qualquer diferença”. A deputada Iza Arruda, por sua vez, destacou a coesão da chapa: “Estamos unidos para garantir esta vitória. Queremos ver o MDB crescer ainda mais”.

- Publicidade -

O ex-senador Fernando Bezerra Coelho também demonstra confiança na vitória: “Estamos fazendo história. A eleição vai marcar o rumo da política de Pernambuco”. Raul Henry, por sua vez, ter confiança de que sairá vitorioso. “Tenho plena confiança na nossa história, no trabalho que realizamos ao longo desse tempo e nas relações de lealdade, respeito e companheirismo que construímos”.

Jarbas Filho tem o pai como cabo eleitoral

O adversário de Raul tem na imagem do pai o principal trunfo para tentar comandar o MDB. Jarbas Filho, que oficializou sua candidatura no dia 14 de maio, teve toda a campanha centrada no ex-governador Jarbas Vasconcelos, fundador do MDB em Pernambuco e principal referência política da sigla. O deputado conseguiu reunir no seu grupo nomes importantes da legenda, como o senador Fernando Dueire, os advogados João Bosco Tenório e Paulo Henrique Maciel, e o jornalista Ricardo Carvalho.

Além do núcleo histórico do jarbismo, a candidatura de Jarbas Filho é fortalecida por ampla base municipal. O grupo reúne apoio de nove dos onze prefeitos eleitos pelo MDB nas últimas eleições, incluindo Cloves Ramos (Afrânio), Otávio Pedrosa (Bodocó), e Aleudo Benedito (Serrita). Também estão ao lado do deputado ex-prefeitos e lideranças de municípios do Sertão, como Rafael Cavalcanti (Afrânio), Josimara Cavalcanti (Dormentes) e Gustavo Caribé (Belém de São Francisco).

Segundo Jarbas Filho, a candidatura busca reposicionar o partido com base em diálogo e inclusão: “Queremos resgatar o MDB, fortalecer o partido com base no diálogo, respeitando a história da nossa legenda e dos nossos filiados. Vamos reconstruir um MDB vibrante, que estará sempre em sintonia com os valores democráticos”.

Contexto da disputa no MDB

A disputa interna ocorre em meio a um momento de reestruturação partidária no estado. A eleição deste sábado não apenas definirá a presidência estadual do MDB, mas poderá redesenhar o perfil da legenda para as eleições municipais de 2026. Raul Henry busca a continuidade de um modelo que alia quadros tradicionais e novas lideranças, alinhadas com a pré-candidatura a governador do prefeito do Recife, João Campos. Jarbas Filho, por outro lado, propõe um retorno às bases históricas com foco no fortalecimento da militância municipal e coloca que, se eleito, conversará tanto com João Campos como com a governadora Raquel Lyra. Nos bastidores, no entanto, todas as apostas é que ele estará no palanque à reeleição de Raquel.

Veja também:

MDB inicia preparação para convenção em meio a desavenças internas
MDB vive clima de guerra em Pernambuco

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -