Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

MDB vive clima de guerra em Pernambuco

Divulgação do apoio de Jarbas Vasconcelos à dupla Fernando Dueire e Jarbas Filho para o comando do MDB abre confronto virulento na sigla
Jarbas Vasconcelos anunciou apoio ao senador Fernando Dueire e ao deputadpo Jarbas Filho para comandar o MDB Foto: Divulgação
Jarbas Vasconcelos anunciou apoio ao senador Fernando Dueire e ao deputadpo Jarbas Filho para comandar o MDB Foto: Divulgação

O clima interno é de guerra aberta no MDB pernambucano. Dividido em três grupos, o sextou do partido foi com um confronto aberto entre duas alas. No final da manhã, a liderada pelo senador Fernando Dueire e pelo deputado Jarbas Filho divulgou a informação de que, em nome da renovação na sigla, o ex-governador Jarbas Vasconcelos defendia que os dois assumissem o comando da  legenda. Minutos depois, o presidente estadual do MDB, ex-deputado e secretário de Relações Institucionais do Recife, Raul Henry, publicou uma dura nota, em que cita problemas de saúde do ex-governador para invalidar a manifestação de apoio. O documento foi contestado por Jarbas Filho, também por meio de nota.

“Quando Jarbas resolveu se retirar da vida pública foi, lamentavelmente, por estar incapacitado de nela permanecer. É de conhecimento público que suas condições de saúde o impossibilitam de fazer avaliações dos fatos políticos. Explorar a imagem de um homem  com sua história, nessas  circunstâncias, é uma das maiores indignidades que Pernambuco já viu. Jarbas não merece isso!”, disparou Raul Henry, numa resposta vários tons acima do que habitualmente utiliza.    

O confronto tem as eleições do próximo ano. Os grupos de Raul Henry e do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, defendem o alinhamento com a eventual candidatura do prefeito do Recife, João Campos. A ala de Fernando Dueire e Jarbas Filho flertam com o apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra. Dueire quer disputar a reeleição em 2026, mas há uma longa fila de nomes de candidatos às duas vagas do lado de João, enquanto no de Raquel, há a possibilidade de ele compor a chapa. 

Apoio para comandar o MDB

O embate começou com a divulgação do apoio de Jarbas ao filho e ao seu suplente, que assumiu a cadeira do Senado após a renúncia do ex-governador. “Tenho confiança no trabalho de Dueire e de Jarbas Filho para definir de forma sempre democrática os rumos do nosso partido”, destacou Jarbas Vasconcelos.

O senador Fernando Dueire afirma que sua ala buscará o “fortalecimento do MDB”. “Nosso grupo busca o real crescimento e fortalecimento do MDB em Pernambuco, sempre ouvindo as pessoas e avaliando as realidades locais. É um trabalho baseado na tradição do nosso partido, com a forma democrática que marca a história do MDB no País”, disse Dueire. 

- Publicidade -

“Fui ensinado pelo meu pai que política se faz somando forças e definindo de forma coletiva as estratégias de atuação partidária. É nisso que acredito e que sigo determinado a fazer. Ter ele ao nosso lado só reforça nossa a importância de dias melhores para o MDB em Pernambuco”, afirmou, por sua vez, Jarbas Filho.

Presidente estadual do MDB, Raul Henry divulgou dura nota após o apoio de Jarbas Vasconcelos a Jarbas Filho e Fernando Dueire

Raul Henry ainda classificou a movimentação do grupo adversário de “ato fraudulento e indecente”. “Tenho absoluta convicção que a opinião pública de Pernambuco e as companheiras e companheiros do MDB do estado irão repudiar este ato fraudulento, indecente e de falta de respeito com um dos maiores líderes da nossa história”, finalizou Raul Henry.

Horas depois do pronunciamento de Raul Henry, o deputado Jarbas Filho divulgou nota em que chama o correligionário de “usurpador” .

“Sua nota (de Raul) à imprensa revela profunda ingratidão ao ex-governador Jarbas Vasconcelos, que sempre teve gestos de acolhimento e assistência ao ex-deputado. Esse é o retrato de sua história, um usurpador que sempre trabalhou para se promover às custas de Jarbas. O ex-deputado não está autorizado a falar em 2026. Existem parlamentares com mandato que, no tempo oportuno e adequado, deverão tratar desse assunto ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças partidárias filiadas ao MDB. É triste vê-lo desesperado e de máscara caída, desnudada pela ingratidão já precificada por muitos”, rebateu Jarbas Filho.

Veja a nota de Raul Henry

  • Quando Jarbas resolveu se retirar da vida pública foi, lamentavelmente, por estar incapacitado de nela permanecer. É de conhecimento público que suas condições de saúde o impossibilitam de fazer avaliações dos fatos políticos.
  • Explorar a imagem de um homem  com sua história, nessas  circunstâncias, é uma das maiores indignidades que Pernambuco já viu. Jarbas não merece isso!
  • Ninguém vai apagar minha trajetória ao seu lado, marcada pela lealdade e pelo companheirismo, ao longo de 35 anos, sobretudo nos momentos de maior adversidade.
  • Tenho absoluta convicção que a opinião pública de Pernambuco e as companheiras e companheiros do MDB do estado irão repudiar esse ato fraudulento, indecente e de falta de respeito com um dos maiores líderes da nossa história.

Raul Henry
Presidente estadual do MDB-PE

Veja a nota de Jarbas Filho

  • Quem usurpa e se aproveita do meu pai é Raul Henry, e não é de hoje
  • É no mínimo estranho o comportamento do ex-deputado Raul Henry. Ele permaneceu na presidência do partido por uma homenagem respeitosa que deve existir entre companheiros, isso depois de perder as eleições para deputado federal. No entanto, sua nota à imprensa publicada hoje, revela profunda ingratidão ao ex-governador Jarbas Vasconcelos, que sempre teve gestos de acolhimento e assistência ao ex-deputado, e também não o autoriza a agredir descaradamente pessoas portadoras de sólidos conceitos, e que sempre receberam forte confiança de meu pai.
  • Henry foi um dos primeiros a emplacar indicados seus em cargos de direção superior no governo Raquel Lyra, aliás com relação ao MDB, o único, para logo depois trocá-los por posições de melhor vantagem pessoal na prefeitura do Recife. Esse é o retrato de sua história, um usurpador que sempre trabalhou para se promover as custas de Jarbas. 
  • O ex-deputado não está autorizado a falar em 2026. Existem parlamentares com mandato que no tempo oportuno e adequado deverão tratar desse assunto ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças partidárias filiadas ao MDB. É triste vê-lo desesperado e de máscara caída, desnudada pela ingratidão já precificada por muitos.

Veja também:

João Campos faz anúncio a conta-gotas da equipe e escala Raul Henry

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -